Celac começa com foco na luta contra a pobreza

Começa, nesta quarta-feira (28), a terceira Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e do Caribe (Celac), com um olho na integração e o outro na luta contra a pobreza.

Celac condena inclusão de Cuba em lista de "Estados Terroristas" - Divulgação

Sob o tema "Construindo Juntos", este evento vai receber os presidentes dos 33 países que integram o bloco regional, todas as nações da América, menos Estados Unidos e Canadá.

Na terça-feira (27), ocorreu a Sexta Reunião de Ministros das Relações Exteriores, espaço em que os membros de governo expuseram os Projetos Especiais, a Declaração de Política e do Plano de Ação da Celac 2015, que serão analisados a partir desta quarta-feira pelos presidentes.

Durante a abertura da reunião ministerial, o ministro das Relações Exteriores da Costa Rica, Manuel González, destacou que o bloco já gerou frutos em sua curta existência, “contribuindo de uma forma real para um diálogo aberto e franco entre os estados membros. A Celac é um espaço para a conversa, confiança, resolução de problemas comuns e para partilhar experiências positivas”, disse.

O presidente cubano, Raul Castro, e o de El Salvador, Salvador Sanchez Ceren, chegaram ao país na terça-feira. Também participam da Cúpula Evo Morales, da Bolívia; Michelle Bachelet, do Chile; e Juan Orlando Hernández, Honduras. Gaston Browne, primeiro-ministro de Antígua; Samuel Hinds, Guiana; Portia Simpson Miller, Jamaica também confirmaram presença.

Brasil

A presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, aproveitará a reunião com seus homólogos para falar sobre os avanços sociais conseguidos no país na última década. Ela chega nessa tarde em San José onde participa da 2ª Sessão Plenária, marcada para 16 horas, no Centro de Eventos Pedregal.

No fim da tarde, Dilma tem encontro bilateral com o presidente da República da Colômbia, Juan Manoel Santos e, às 19h30, a presidenta tem outro encontro bilateral com o presidente da República do Panamá, Juan Carlos Varela. Ambas reuniões serão no Centro de Eventos Pedregal, na Sala de Bilaterais.

Finalizando o dia, às 20 horas, a presidenta participa de jantar em homenagem aos chefes de Estado e de Governo da Celac, oferecido pelo presidente da República da Costa Rica, no Centro de Eventos Pedregal, La Casona.

Encontros

A primeira Cúpula teve a sua sede na cidade de Santiago, no Chile, em janeiro de 2013, enquanto Havana, Cuba, foi palco da segunda, em 2014.

Nesta quinta-feira (29), último dia do fórum, a Costa Rica entregará a presidência rotativa da Celac para o Equador, que comandará o bloco até janeiro de 2016.

Leia mais:
Celac inaugura nova diplomacia e reforça soberania na América Latina

Fonte: Prensa Latina e Blog do Planalto
Matéria atualizada às 12h30 para acréscimo de informações.