Assembleia Parlamentar da Europa pode readmitir a Rússia

Stefan Shennah, o chefe da comitê de monitoramento da APCE (Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa), sugeriu voltar a conceder o direito de voto à Rússia, tendo a maioria dos membros da organização concordado.

APCE

Ao mesmo tempo, Shennah pensa ser necessário limitar a participação russa nas missões de observação.

O chefe da delegação russa, Alexei Pushkov, declarou que a Rússia conservou sua voz na organização internacional. Ele escreveu no Twitter: "os nossos adversários no comitê de monitoramento da APCE tentaram três vezes privar-nos do direito de voto e perderam. O ataque de histeria foi rechassado".

Em abril do ano passado, em conexão com a posição da Rússia relativa à Crimeia, a maioria dos poderes da delegação russa na Assembleia foi retirado (direito de votar e de participar em reuniões dos órgãos estatutários e de acompanhamento das atividades).

A delegação considerou essas medidas como discriminatórias e deixou prematuramente a sessão de abril da APCE. Desde então, e até o final do ano passado, a delegação russa não participou das sessões.

A reunião da Mesa da APCE ocorreu sem a presença de representantes russos. Os estatutos da APCE não preveem a possibilidade de retirar poderes às delegações que pagam regularmente as suas contribuições financeiras para a organização. No entanto, a Duma de Estado russa não descarta que representantes de algum país da APCE possa levantar a questão da necessidade de reaplicação de sanções contra a delegação russa nas próximas reuniões nos dias 28 ou 29 de janeiro.

Fonte: Voz da Rússia