Aumento de impostos: Lula Morais critica medidas econômicas

As medidas econômicas anunciadas pelo Governo Federal que aumentam os impostos foram criticadas pelo deputado estadual Lula Morais (PCdoB). A iniciativa do governo elevará de 9,25% para 11,75% a alíquota de PIS/Cofins sobre a importação e faz parte de um pacote econômico destinado a reequilibrar as contas públicas e garantir que seja atingida a meta de superávit primário de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano.

O parlamentar Lula Morais disse que discutir aumento de impostos ou trazer novamente os impostos que antes já existiam não deve ser a política correta para beneficiar a população. Segundo o deputado comunista, esses impostos, que passarão a ser cobrado pelo governo, foram reduzidos em épocas passadas sempre com o intuito de fazer a economia crescer.

“A intenção do governo em reduzir esses juros no passado era de trazer mais recursos para os consumidores. Trazer novamente esses impostas é ir na contramão do que estava sendo feito. Essa iniciativa vai retirar recursos da economia e reduzir o consumo. Digo que a medida vai concentrar riquezas nas mãos de poucas famílias”, destacou.

Além das medidas para aumentar a alíquota de PIS/COFINS, o governo também anunciou outras iniciativas para aumentar sua receita, como a elevação de tributos sobre combustíveis e sobre operações de crédito. A expectativa é que as medidas tragam mais R$ 20,6 bilhões para os cofres públicos em 2015.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa