Secretária reúne segmento esportivo em encontro no estádio Rei Pelé

 

Associações, Federações, Confederações e Ligas. Professores, atletas e jornalistas esportivos. Após o café da manhã convocado pela secretária de esporte, lazer e juventude, Claudia Petuba, representantes e fazedores do esporte alagoano superlotaram o auditório do estádio Rei Pelé para discutir o segmento.

“Temos que pensar em como o esporte pode impulsionar e destacar o estado”, disse a secretária que apresentou quatro pontos que compuseram os objetivos do encontro.

Criado em 2005, no governo do Ronaldo Lessa, o Conselho Estadual de Esporte está hoje desativado. Compreendendo a importância de reativá-lo, a secretária fez uma convocação: “Montemos uma comissão para atender essa necessidade. O conselho, todos sabemos, joga um papel importante junto à população por seu caráter participativo e consultivo”.

Como segundo ponto, a secretária explicou que o planejamento dos 100 dias, solicitado pelo governador a todos as secretarias, é um conjunto de ações nas bases comunitárias onde serão desenvolvidas atividades esportivas em pelos menos seis bairros emergenciais em Maceió. Nesse sentido, a secretária solicitou que os ali presentes possam “munir a secretaria de conteúdo para que possamos construir nossos planejamento para 2005/2006”, apresentando, desse modo, uma contribuição dentro de 15 dias.

Para contribuir com organograma financeiro da Secretaria em apoio ao esporte alagoano, a secretária também solicitou às instituições um calendário de atividades programadas para o período.

Por último, a secretária lembrou que a pasta é de caráter estadual e que, por isso, é importante e de extrema necessidade que “pensemos o estado de Alagoas como um todo, levando e contribuindo com as ações nos interiores”.

A Secretaria de Esporte Lazer e Juventude ainda não foi formalmente criada, funcionando ainda como uma secretaria adjunta. Mas ainda assim, Claudia afirma que “não podemos pensar pequeno” e garantiu que o diálogo com as entidades esportivas será fluxo e cotidiano, afirmando que “o governo deve ser um facilitador”.

A secretária garantiu ainda que "o estádio Rei Pelé não deve ser apenas do futebol" e concluiu: "Vamos fazer umpacto para que os talentos não fiquem pelo caminho. temos que dar oportunidades".

Por Mariana Moura