Começam preparativos para 5ª Conferência de Segurança Alimentar 

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) enviou nesta terça-feira (20) aos estados e municípios comunicado com as informações gerais sobre a 5ª Conferência Nacional, prevista para os dias 3 a 6 de novembro deste ano, em Brasília (DF). O lema escolhido para o encontro é Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar.  

Começam preparativos para 5ª Conferência de Segurança Alimentar

 O objetivo geral é ampliar os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo o direito humano à alimentação adequada e saudável, a participação social e a gestão intersetorial.

Antes da etapa nacional, ocorrem as conferências municipais, regionais ou territoriais e as estaduais, que funcionam como etapas preparatórias. O documento enviado pelo Consea contém informações sobre a convocação das conferências, quem convoca e quem custeia, entre outras orientações.

As Conferências Municipais devem ser realizadas até 30 de junho; e as Conferências Estaduais tem prazo final marcado para 15 de agosto.

Durante as conferências preparatórias, municípios e estados vão debater e definir posição sobre os assuntos abordados. Os participantes vão identificar os avanços e obstáculos para a efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável e apresentar proposições para garantir a todos e todas comida de verdade no campo e na cidade.

Os debates também ocorrerão em torno da perspectiva do desenvolvimento socioambiental sustentável, os desafios atuais da Política e do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional para avançar na realização do direito humano à alimentação adequada e saudável e na promoção da soberania alimentar em âmbito nacional e internacional.

Também haverá discussão sobre o comprometimento dos três poderes da República, em todas as esferas de governo, e a participação e o compromisso da sociedade brasileira no processo de construção do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), reafirmando o pacto social em torno do direito humano à alimentação adequada e saudável
e da soberania alimentar.

De Brasília
Márcia Xavier