Ministro da Rússia visita Irã para reforçar cooperação militar 

A visita oficial de dois dias ao Irã do ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, pavimenta a assinatura de um acordo de cooperação na esfera militar entre os dois países, confirma o serviço de imprensa do governo da Rússia.

Bandeira do Irã

“Durante a sua estada em Teerã, o chefe do sistema defensivo do Kremlin discutirá com o seu homólogo e anfitrião, o brigadeiro-general Hossein Deghan, formas de aumentar a cooperação entre os dois lados, incluindo o ponto de vista tecnológico-militar”, acrescentou um membro do governo russo.

As conversas também irão abordar questões de segurança global e regional, de acordo com a agência de notícias TASS.

Fontes destacaram que o general do exército russo também realizará uma reunião de trabalho com o chefe do Estado-Maior e General das Forças Armadas iranianas, Hassan Firousabadi.

Citado pela imprensa russa, Deghan expressa a necessidade de desenvolver os laços entre Moscou e Teerã nesta área, que em suas palavras é um fator de estabilidade e segurança em toda a Ásia Central e o Oriente Médio.

O ministro iraniano lembrou que, em 2013, ao responder uma carta de felicitações de Shoigu, pela sua nomeação como ministro da Defesa, ressaltou que a Rússia ocupa um lugar especial na política externa de Teerã.

“A cooperação existente entre os dois países vai contribuir para a consolidação dos esforços e para garantir a segurança global e regional”, acrescentou.

A visita do Shoigu é vista no Irã como um grande evento que ajuda a elevar as relações bilaterais e reforça a cooperação no que se refere a segurança.

Moscou e Teerã concordam em muitas questões regionais e internacionais, incluindo as negociações sobre o programa nuclear do país persa.

Também são semelhantes a percepção em relação ao envio da defesa de antimísseis da Otan à Europa Oriental, a crise política interna na Síria e a batalha contra o terrorismo no Oriente Médio.

Fonte: Prensa Latina