Pico de consumo explica falta de energia no país, aponta ONS

A falta de energia afetou estados das regiões Sul, Sudeste e Norte do país na tarde desta segunda-feira (19). Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Amapá e Paraná foram prejudicados.

Apagão

O maior grupo de distribuição de energia do interior do estado de São Paulo, a CPFL Energia, restabeleceu totalmente sua carga de distribuição no meio da tarde desta segunda-feira (19). Segundo orientação do Operador Nacional do Sistema (ONS), teve de cortar aproximadamente 800 megawatts da energia distribuída, o que afetou cerca de 440 mil consumidores nas cidades da área de atuação das oito distribuidoras do grupo, em São Paulo e no Rio Grande do Sul.

A Eletropaulo, concessionária que opera na capital e Grande São Paulo, informou que restabeleceu a totalidade de sua carga de energia elétrica às 15h50. Mais cedo, a distribuidora havia comunicado que teve de cortar 700 megawatts da energia distribuída seguindo orientação do ONS.

A redução de energia em SP chegou a afetar a operação do metrô. Duas estações da Linha Amarela ficaram fechadas por aproximadamente uma hora em razão da falta de energia elétrica, segundo o Consórcio Via Quatro, que administra a linha. As estações Luz e República ficaram inoperantes.

Sobrecarga determina suspensão de energia em pontos consumidores

Por determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a concessionária Light efetuou, às 14h50 desta segunda (19), um corte seletivo de energia elétrica em vários pontos do Rio de Janeiro, principalmente em bairros da zona Oeste da cidade como Realengo e Bangu, e em bairros da zona Norte, como Guadalupe, assim como em cidades da Baixada Fluminense.

A Light informou que, apesar do alívio da carga, a empresa priorizou a manutenção de serviços essenciais como o abastecimento de hospitais, do transporte de massa (metrô e trens), de grandes clientes industriais e para a Companhia Estadual de Abastecimento de Água (Cedae). De acordo com a concessionária, o abastecimento foi normalizado às 16h20.

Há informações de que falta energia elétrica em alguns outros estados como Santa Catarina.

O ONS prometeu divulgar uma nota oficial para esclarecer a falta de energia e informar quais estados foram atingidos, mas adiantou que o problema já foi resolvido e que a energia já está sendo restabelecida em todos os pontos em que houve blecaute.

Com agências