Camponeses iniciam protestos em oito regiões do Paraguai

Camponeses paraguaios de oito departamentos (equivalente a estados) começam nesta segunda-feira (19) o bloqueio de várias estradas principais em demanda de um subsídio oficial e da outorga de créditos para impulsionar suas colheitas.

Manifestação dos camponeses paraguaios - FNC

Os camponeses foram convocados pela associação Pequenos Agricultores do Paraguai e anunciaram o corte do trânsito em diversos pontos das estradas 1, 2 e 6 que ligam várias zonas do interior com esta capital.

O protesto tem entre seus objetivos principais exigir do presidente Horacio Cartes o mesmo subsídio de US$ 300 por família entregues a outros grupos de pequenos produtores que perderam suas colheitas e fecharam as vias durante mais de uma semana.

Outras reclamações oficiais são a regulamentação da lei de Crédito Agrícola de Reabilitação, a fixação de um imposto de 10% aos grandes agroexportadores e a redução para 5% do Imposto ao Valor Agregado que os pequenos produtores pagam atualmente.

Ao se referir ao subsídio exigido de US$ 300 por família camponesa produtora, pedem igualdade de oportunidades às dos agricultores do norte do departamento de San Pedro, o que entendem que deve ser extensivo ao restante do país.

A Coordenadora explicou que na reunião do último 20 de dezembro na cidade de Santa Rosa, departamento de Misiones, esta grande mobilização foi decidida para exigir um tratamento similar.

Mencionaram a necessidade de um programa de créditos oportunos e baratos para todos, com uma taxa de juros não maior de 10% e que essas atribuições sejam feitas publicamente para evitar seu uso por operadores dos partidos políticos tradicionais.

Os camponeses pedem a criação de um seguro para a agricultura familiar, maior aporte das entidades binacionais Itaipú e Yaciretá para o desenvolvimento do setor agrícola e a pavimentação de rotas necessárias para o transporte de sua produção.

Os pontos de concentração estão situados nos departamentos de San Pedro, Canindeyú, Alto Paraná, Caaguazú, Paraguarí, Ñeembucú, Itapúa e Misiones.

O governo havia advertido que não toleraria mais fechamentos de rotas por parte dos camponeses em protestos e colocou contingentes da polícia de choque em diferentes lugares à espera de instruções para atuar.

Fonte: Prensa Latina