Ciência e Turismo: Aldo e Lages discutem ações com foco em inovação

Os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Turismo (MTur), Aldo Rebelo e Vinicius Lages respectivamente, discutem uma série de ações para criar uma rede de conhecimento que possa entrar na agenda da inovação entre as duas pastas.

Os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Turismo (MTur), Aldo Rebelo e Vinicius Lages

Os ministros levantaram possíveis ações conjuntas entre os ministérios que dê andamento ao protocolo de intenções assinado em dezembro. O objetivo é lançar, nos próximos meses, uma chamada pública por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) que reafirme o compromisso com a inovação.

"A ideia é lançar um edital para captar projetos e gerar uma rede de conhecimento sobre o tema para que o turismo possa entrar na agenda da inovação, que eu acho que é uma das que mais vai fortalecer a área na agenda econômica do país", disse o titular do MTur, Vinicius Lages, que destacou o entendimento comum com o ministro Aldo sobre a importância dessa pauta.


Leia também

Aldo ressalta papel dos cientistas para reduzir danos do clima
"Tecnologias da informação, mobilidade e eficiência energética e no uso da água são temas da atualidade que impactam os empreendimentos turísticos, como hotéis e resorts, e beneficiam em muito o turista", exemplificou. "O turismo induz inovação e é beneficiado pelas inovações."
Possibilidades de cooperação

O documento assinado no mês passado também prevê concessão de bolsas no Brasil e no exterior, fomento a redes de observatórios, estímulo ao empreendedorismo, apoio ao desenvolvimento de tecnologias da informação e difusão do conhecimento por meio de publicações e eventos.

Outro item é a premiação de estudos com foco nos eixos estratégicos do novo ciclo do turismo e de cidades inteligentes.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação