Rússia e Venezuela ratificam relações estratégicas

Os presidentes Vladimir Putin e Nicolas Maduro reafirmaram, nesta quinta-feira (15), o caráter estratégico das relações entre Rússia e Venezuela em uma parceria.

Vladmir Putin e Nicolás Maduro - RIA Novosti / Aleksey Nikolskyi

Ao cumprimentar Maduro em sua residência presidencial, Putin reiterou que a Venezuela é um dos países amigos no continente latino-americano e um parceiro muito próximo aos russos.

O presidente anfitrião disse que a conversa como homólogo sul-americano foi uma oportunidade para discutir uma série de questões relativas às relações bilaterais e trabalhar para a realização de grandes projetos conjuntos.

Maduro, por sua vez, sublinhou o apoio de seu governo para as autoridades russas. “A Venezuela estará sempre com a Federação da Rússia”, disse o líder venezuelano, que chegou quinta-feira (15) em Moscou em uma visita de trabalho com duração de 24 horas, após uma turnê que incluiu China, Irã e um grupo de países membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

“Voltamos a confirmar a nossa solidariedade para com o povo russo e nossa profunda confiança de que seus líderes conhecem o caminho para reverter a situação e seguir em frente”, disse o estadista sul-americano, reiterando a importância para a Venezuela dos laços com o país euroasiático.

De acordo com o Kremlin, Putin e Maduro concentraram suas discussões em torno da situação complexa no mercado mundial de petróleo, uma questão que afeta diretamente as duas nações, como dois dos principais exportadores de petróleo do mundo.

Os dois líderes se reuniram no início do verão de 2013, durante a primeira visita do líder venezuelano à Rússia, na sua qualidade de chefe de Estado; por ocasião da participação de Putin na cúpula dos Brics, no Brasil, em julho de 2014; e na reunião com os presidentes dos países membros da União de Nações Sul-Americanas.

O portfólio da cooperação russo-venezuelana abrange projetos milionários no setor de energia, setor industrial, construção, agricultura, cooperação técnico-militar e esfera humanitária.

Com informações da Prensa Latina, 
tradução Tayguara Ribeiro