Programação comemora Dia do Ceará

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), comemora no próximo sábado (17/01), os 216 anos de emancipação do Estado. A programação especial comemorativa ao Dia do Ceará será realizada no município de Aquiraz, primeira capital do Estado, com abertura oficial às 16 horas, na Praça da Matriz, e em Fortaleza, com atividades ao longo do dia, no Theatro José de Alencar e no Museu do Ceará.

Entre os destaques da programação artística estão a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, o bailarino Hugo Bianchi, o tenor Franklin Dantas e o ator e dramaturgo Ricardo Guilherme. Todas as atividades têm entrada franca.

Em Aquiraz a programação começa às 9h da manhã de sábado, com as visitas guiadas ao Museu Sacro São José de Ribamar, equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado. As visitas seguem até 17h, com entrada franca, oferecendo aos participantes oportunidade de apreciar o valioso acervo de arte sacra e de conhecer mais sobre a história do nosso Estado.

Já a partir das 16h as atividades acontecem na Praça Cônego Araripe, a Praça da Matriz de Aquiraz, em frente ao Museu Sacro. A Banda de Música Municipal de Aquiraz apresentará dobrados e músicas populares. Às 16h30 acontece o lançamento da “Ciranda da Paz”, com participação do médico Sulivan Mota e distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas. Às 16h45 acontece visita oficial ao Museu Sacro São José de Ribamar.

Às 17h acontece a solenidade oficial pelo Dia do Ceará, com hasteamento das bandeiras de Aquiraz, do Ceará e do Brasil, com execução dos hinos da primeira capital cearense (executado pela Banda de Música Municipal de Aquiraz), do Ceará (executado pela Banda de Música da Polícia Militar do Ceará) e do Hino Nacional Brasileiro, especialmente interpretado pelo acordeonista e secretário da Cultura de Aquiraz Rodolfo Forte. O secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, participará da solenidade.

Às 18h acontece a missa na Igreja Matriz de São José de Ribamar, a segunda mais antiga do Estado, datada do início do século XVIII. Às 19h30, no interior da igreja, a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho realizará uma apresentação especial, executando repertório de Humberto Teixeira, em homenagem ao centenário do compositor cearense.

Programação em Fortaleza

Em Fortaleza a programação especial pelo Dia do Ceará se estende aos equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado, como o Theatro José de Alencar, cujo aniversário também é celebrado com atividades todo dia 17. Neste sábado haverá visita guiada com um cicerone muito especial: o bailarino e coreógrafo Hugo Bianchi, personagem da história do TJA, receberá pessoalmente os visitantes, para um mergulho no coração do Theatro, a partir das 15h.

Às 18h a Hora do Angelus terá o tenor Franklin Dantas interpretando a tradicional “Ave Maria”. Já às 18h30 acontece o Sarau do TJA, com o ator e dramaturgo Ricardo Guilherme, homenageando o escritor, jornalista e dramaturgo Guilherme Neto e o poeta Mário Gomes, personagens da cultura cearense que se despediram recentemente, deixando saudades e um grande legado artístico e pessoal.

O Museu do Ceará terá como atividade especial, das 9h às 17h, a exposição “Impressões do Sertão Cearense”, composta por xilogravuras, matrizes e outros objetos que retratam cenas da nossa cultura sertaneja. O xilógrafo João Pedro do Juazeiro, autor das xilogravuras e matrizes, é um dos nomes mais representativos da arte tradicional cearense. Nesta exposição, oferece ao público sua arte produzida com tintas cuidadosamente jogadas sobre tábuas sulcadas de umburana, prensadas sobre as folhas de papel, produzindo imagens sublimes e sensíveis do sertão cearense.

Já o Sobrado Dr. José Lourenço terá às 10h uma edição especial do programa de debates Café do Zé, reunindo fotógrafos cearenses que têm trabalhos na exposição atualmente em cartaz no Sobrado, reunindo fotografias de autores locais e de convidados peruanos. Das 13h30 às 16h acontecem as exibições de filmes do “Cineclube Sobrado”, neste sábado com curtas-metragens referentes a temáticas diversas do Estado e da capital, como "Fortaleza Antiga e Nova (1923-1963/1982/2005)" e “Perfil: Nirez”, entre outras produções.

O Dia do Ceará

O dia 17 de janeiro faz parte do calendário oficial de eventos do Estado por meio da Lei nº 13.470, de 18 de maio de 2004, que instituiu a data comemorativa referenciando o dia em que o Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, em 1799, tornando-se administrativamente independente. A emancipação do Ceará foi garantida por Carta Régia assinada pela Imperatriz de Portugal, D. Maria I, em virtude do crescimento populacional e econômico que a antiga capitania do Ceará apresentava em 1799.

A lei estadual determina a realização anual de um evento oficial em Aquiraz, primeira capital do Estado, por ocasião da data. Além disso, órgãos e entidades da administração estadual, assim como as escolas da rede pública estadual de ensino, devem promover o Dia do Ceará.

Programação

Fonte: Secult