Governo implanta Conselho Empresarial do Maranhão

 

cema

 O Governador Flávio Dino presidiu reunião de trabalho que implantou nesta terça-feira, 13, o Conselho Empresarial do Maranhão – Cema. Criado para alavancar o desenvolvimento do Maranhão, o Cema será composto por Câmaras Setoriais indicadas por Secretarias de Estado em atuação conjunta com as entidades do setor empresarial e da sociedade civil .

Durante a instalação do Conselho, o presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos (Imesc), Felipe de Holanda expôs dados sobre a conjuntura econômica do Estado, mostrando dados e explicando a necessidade de esforço concentrado do governo do Maranhão para enfrentar o período de retração da Economia.

Em seguida, o Secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, expôs os critérios usados para criar as Câmaras Setoriais que vão compor o Conselho empresarial. Simplício destacou que para a criação da Câmara Setorial, foi levado em consideração os setores produtivos estratégicos para o Estado, bem como alavancar as áreas mais vulneráveis do Estado.

Também presente na reunião, as entidades ligadas ao setor empresarial elogiaram a iniciativa do governo. Edilson Baldez, presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (Sebrae) e da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) disse que “ é louvável a iniciativa de diálogo do governo para construir um programa de desenvolvimento para o Estado”.
O governador Flávio Dino chamou atenção para os desafios que o governo terá diante de um cenário de desaceleração do crescimento e da necessidade de criar condições para apoiar o setor produtivo.

Câmaras Setoriais
Para atuar na execução dos programas definidos pelo Conselho Empresarial do Maranhão, foram criadas sete Câmaras Setoriais que atuarão conjuntamente na formulação de políticas para adensamento das cadeias produtivas do Estado. As Câmaras Setoriais instaladas foram: Turismo, Agronegócio, Energia e Gás, Minero-metalúrgica, Apoio e Fomento a Pequenas Empresas, Comércio e Serviços, e Infraestrutura.

Além das secretarias de Indústria e Comércio, Comunicação Social, Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Casa Civil, Projetos Especiais, Fazenda, Trabalho e Economia Solidária, participaram também as entidades do setor empresarial, Sebrae, Fiema, Fecomércio, Faema e Associação Comercial.