Vereadora do PCdoB é Presidenta da Câmara de Ipixuna do Pará.

Maellen Duarte - Marquinho Almeida
*Por Marquinho Almeida

No dia 07 de Janeiro de 2015 a vereadora Maéllen Duarte tomou posse como a primeira mulher Presidenta do Poder Legislativo em Ipixuna do Pará no decorrer dos seus 23 anos de emancipação.

Maéllen Duarte é educadora, reside no distrito de Canaã, na beira do Rio Capim, distando 100 km da sede do município, tem forte atuação junto às comunidades, principalmente nas áreas da educação, do esporte, da assistência social e no apoio a movimentos religiosos.

O PC do B fez história mais uma vez em Ipixuna do Pará, pois em 2012 teve a camarada Rosilene Ribeiro como a primeira mulher a se eleger como vice-prefeita no município. Na ocasião deste mesmo ano o partido elegeu três vereadores: Marquinho, Maéllen Duarte e Claudenor Alves (Cacau), este o vereador mais votado do Município.

O fato de termos mulheres na condução dos principais poderes políticos do nosso município é importante para o povo, não apenas pelo símbolo, mas também e principalmente pelo fato de ser a concretização do empoderamento das mulheres.

Empoderamento de mulheres que compõem o Partido Comunista do Brasil, que traz a compreensão da indissociabilidade entre a emancipação do povo do julgo da exploração e da emancipação da mulher da persistente opressão discursiva e prática da superioridade masculina, seja esta opressão duramente explícita ou "despretensiosamente" sutil. Empoderamento este que traz importantes resultados para a sociedade uma vez que são qualidades inerentes das mulheres: a organização e o cuidado.

A posse da nova presidenta foi bastante prestigiada com a presença de autoridades do Executivo; dirigentes religiosos, sindicais, de associações; professores e grande público. O evento contou com a destacada presença do Presidente Estadual do PCdoB do Pará Jorge Panzera e do Deputado Estadual eleito em 2014 pelo PCdoB Lélio Costa.

*vereador pelo PCdoB em Ipixuna do Pará e membro da Comissão Politica Estadual.