Campanha busca parceria em ações pelo fim da violência contra a mulher

Em seu terceiro ano de existência, a Campanha Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha inicia 2015 com a perspectiva de avançar na consolidação da parceria com empresas públicas e privadas.

Campanha Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha - Reprodução

O objetivo é o fortalecimento da rede de enfrentamento a todas as formas de violência contra a mulher, previstas na Lei nº 11.340/2006.

A partir das adesões firmadas em 2014 com 11 grupos de diversos ramos da economia, na avaliação da coordenação da Campanha, o período dos 16 dias de mobilização internacional pelo fim da violência contra as mulheres demonstrou a possibilidade de realização de iniciativas que podem, inclusive, se articuladas, potencializar os resultados sociais da Campanha.

Para a coordenadora-geral de Acesso à Justiça da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), Aline Yamamoto, as atividades desenvolvidas pelas empresas parceiras mostram “o compromisso em cumprir seu papel social na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, em que mulheres não sejam submetidas a quaisquer formas de violência”.

Segundo Aline Yamamoto, há muitas maneiras de alcançar esses objetivos e “as empresas são agentes importantes na difusão de informação, na sensibilização e até mesmo participando da rede de proteção e apoio às mulheres em situação de violência“.

Balanço

Em 2014, os parceiros da Compromisso e Atitude realizaram diferentes tipos de ações. A Itaipu Binacional promoveu uma exposição interativa no centro do município de Foz do Iguaçu (PR), em parceria com a Prefeitura local e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher.

Além de adesivar ônibus e vans do município e os veículos de sua frota de transporte de empregados com um banner de divulgação do Ligue 180 – a Central de Atendimento à Mulher – também publicado nos meios de comunicação interna da empresa, a empresa também patrocinou um concurso cultural sobre a relação entre machismo e violência de gênero promovido pelo Ministério Público do Paraná.

A Petrobras produziu um vídeo e uma apresentação online sobre o tema da violência de gênero, que foram disponibilizados na intranet da empresa a partir do dia 23 de dezembro e que ficarão no ar indefinidamente.

O vídeo conta as histórias de mulheres e jovens que foram atendidos em centros de referência para mulheres vítimas de violência na capital do Rio de Janeiro e no município fluminense de Maricá.

A apresentação resume iniciativas desenvolvidas pela empresa sobre o tema desde 2006.

Além disso, a BR Distribuidora desenvolveu uma nova campanha de mídia para divulgação em todas as unidades e postos da empresa espalhados no território nacional, além dos meios eletrônicos de comunicação de todas as subsidiárias do sistema Petrobras.

A Caixa Econômica Federal divulgou o Ligue 180 nos terminais de autoatendimento em todo o País, imprimiu estampa contra a violência às mulheres nos bilhetes do concurso da loteria federal, realizado no dia 26 de novembro, e divulgou a Compromisso e Atitude no portal institucional.

Vídeos contra a violência doméstica, sobre a Lei Maria da Penha e a campanha também foram exibidos no Blog da Diversidade e no Portal do Empregado (veículos voltados ao diálogo com o corpo de funcionários). O banco informou ainda ter divulgado o Portal Compromisso e Atitude nos projetos apoiados e junto aos fornecedores.

O Instituto Avon realizou a segunda edição do Fórum Fale sem Medo. O evento reuniu especialistas de diversas áreas para discutir os impactos negativos que a cultura de violência baseada nas desigualdades socialmente estabelecidas para os papéis de gênero produz sobre a formação dos jovens e como ela estimula a reprodução das violações à dignidade humana das mulheres.

Durante o seminário, foram apresentados os dados da pesquisa Violência contra as mulheres: os jovens estão ligados?, realizada pelo Data Popular em parceria com o Instituto Avon.

A Vale realizou palestra sobre o tema no canteiro da empresa que funciona no município de Canaã dos Carajás, sudeste do Pará.

O Banco do Brasil divulgou peça publicitária comemorativa do dia 25 de novembro, Dia Internacional pelo Fim da Violência contra as Mulheres em sua página do Facebook.

E os Correios usaram o Facebook e seus veículos internos de comunicação para divulgar aos funcionários mensagens sobre as datas-símbolos que integram os 16 dias de ativismo.

Fonte: Portal Brasil