Sem categoria

Não há desenvolvimento sem educação valorizada, afirma Chico Lopes

Nesta terça-feira (6), o Ministério da Educação (MEC) anunciou o aumento do piso nacional dos professores em 13,01%, com o reajuste o piso passará a ser de R$ 1.917,78. A Rádio Vermelho conversou com o deputado federal Chico Lopes (PCdoB/CE) que avaliou a notícia como positiva. 

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo 

Chico Lopes na Rádio Vermelho - Foto: Agência Câmara

No entanto, o parlamentar destaca que esse é apenas um passo em uma enorme luta. E completa: "O reajuste do piso nacional do professor é resultado de luta, mas ainda está longe do que nós defendemos para essa importante categoria.


Chico Lopes, que também é professor, afirma que "o anúncio de reajuste do piso fortalece a expectativa dos que lutam pelo avanço nas mudanças, especialmente, no avanço da qualidade do ensino brasileiro, sem perder de vista a valorização dos trabalhadores desse setor. Essa é uma bandeira cara ao PCdoB". 

Leia mais:
Piso nacional dos professores: MEC anuncia aumento de 13,01%

Ainda sobre a contribuição do PCdoB no setor da Educação, o deputado lembra que ao longo de quase 10 décadas o PCdoB tem lutado pela democratização e desenvolvimento do Brasil. Uma defesa, que segundo ele, nunca perdeu de vista o trabalhador e trabalhadora. "Qualquer um sabe que não há desenvolvimento sem educação valorizada".

Ciência, Tecnologia e Inovação

Nesse sentido, ao falar sobre a nomeação do ex-ministro do Esporte Aldo Rebelo, para a pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação, o parlamentar comunista destacou que a indicação "prova o valor e compromisso do PCdoB com a Educação no Brasil. 

"Não iremos perder de vista a luta social, que já provou sua força. Também estaremos prontos para defender a Educação no Congresso Nacional. E, desse modo, a nomeação de Aldo Rebelo para o Ministério [da Ciência, Tecnologia e Inovação] somará força e fará muito pelo desenvolvimento que o Brasil precisa", atestou Lopes.

Novo ministro do MEC

Ao refletir sobre a nomeação de Cid Gomes para ministro da Educação, que já anunciou que sua prioridade serão os três compromissos de campanha da presidenta Dilma com a educação, Chico Lopes afirmou que "o ministro foi um dos melhores governadores do Ceará dos últimos tempos. Sua experiência no Ceará pode contribuir muito para sua gestão no ministério".

Ele lembrou que o MEC não pode perder de vista as lutas sociais, com destaque para o papel de entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileiras dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e o movimento sindical. "Essa gestão deve fazer valer a luta do povo quando da vitória dos 10% do PIB [Produto Interno Bruto] para Educação e da destinação dos royalties do petróleo com a descoberta do Pré-Sal", lembrou.

O parlamentar acredita que somente com o fomento de uma gestão moderna e competende é que teremos o armamento necessário para dar conta dos desafios que se avizinham. "Acredito que o ministro Cid Gomes saberá conduzir com competência a pasta", completou.

Movimento sindical

Ainda durante a entrevista, Chico Lopes falou do importante papel do movimento sindical. O qual, segundo ele, deve está pronto para propor e construir, ao lado do governo, um movimento crescente pela Educação no Brasil.

"Os sindicatos, a CNTE [Confederação Nacional dos trabalhadores em Educação], bem como todos os espaços que militamos, devem propor ações, participar de forma conjunta. Só assim conseguiremos alavancar esse setor e construir uma Educação que dê conta de um país como o Brasil".

Ouça na Rádio Vermelho e íntegra da entrevista: