Pais fazem nova busca por estudantes desaparecidos no México

Familiares dos estudantes mexicanos desaparecidos desde setembro do ano passado realizam nesta terça-feira (6) os preparativos para iniciar uma busca. Eles têm exigido do Exército que abram seus quartéis a fim de localizar os jovens.

Estudantes desaparecidos no México - Reprodução

Em uma jornada cultural efetuada na capital do estado de Guerrero, Felipe da Cruz, porta-voz dos pais dos estudantes de Ayotzinapa desaparecidos à força no final de setembro passado, fez uma convocatória à cidadania para que apoie essa busca.

Disse que convocaram todos os intelectuais para um fórum em 2 de fevereiro para analisar a situação do estado de Guerrero, onde exigem que não tenha eleições até que se entreguem com vida os 42 normalistas desaparecidos no município de Iguala, dessa entidade federal (um foi identificado morto).

Leia também:
México: A ferida aberta e os jovens que não voltaram para casa em 2014

Cruz também pediu aos partidos políticos não ganharem em cima desse movimento para as eleições intermediárias do próximo junho, pois o utilizam em propagandas "de maneira desavergonhada e desumana; usam lemas, marchas e mensagens nossas para fazer propaganda política e convencer a população".

O partido de esquerda Movimiento Ciudadano usou nas redes sociais uma propaganda com o caso dos estudantes desaparecidos em Iguala e os pais não querem que se utilize a situação de dor que vivem por instituições políticas para ganhar adeptos.

Enquanto isso, Tomás Zerón, chefe da Agência de Investigação Criminosa da Procuradoria Geral da República (PGR), confirmou ontem que María de los Ángeles Pineda, esposa do ex-prefeito de Iguala, foi levada para um presídio de segurança máxima.

Pineda se encontra no presídio de El Rincón, em Nayarit, por estar supostamente relacionada com o grupo criminoso Guerreros Unidos, apontado pela PGR como o responsável pelo desaparecimento dos estudantes de Ayotzinapa, e envolvido com operações com recursos de procedência ilícita.

Zerón indicou que em 29 de dezembro passado 10 agentes da polícia municipal de Iguala, que já enfrentam processo penal por sua suposta participação no desaparecimento dos jovens, foram detidos.

Fonte: Prensa Latina