Manter base unida e dialogar com oposição são metas de Pepe Vargas

O novo ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Pepe Vargas, defendeu a importância do diálogo entre o governo e o Congresso Nacional e ressaltou que apesar da independência entre os poderes, Executivo e Legislativo devem trabalhar em harmonia.

Pepe Vargas ministro da Secretaria de Relações Institucionais

O novo ministro disse que deve trabalhar para fortalecer o diálogo com a base de sustentação do governo e com a oposição. “O diálogo com oposição também é fundamental. Precisamos de uma oposição ativa, que fiscaliza, que apresenta propostas para o debate e é isso que faz com que nossas instituições democráticas amadureçam”, afirmou.

Pepe Vargas também destacou que um dos desafios à frente da nova pasta será fortalecer as relações federativas. “O avanço dos diálogos federativos é incomensurável, mas precisamos constantemente aperfeiçoar a federação brasileira”, afirmou.

Transmissão de cargo

Pepe Vargas recebeu o cargo de Ricardo Berzoini, que deixa o cargo na SRI e assume o Ministério das Comunicações. Berzoini, em seu discurso de despedida, disse que o papel da SRI é fazer a interlocução com o poder legislativo, mas essa é uma missão de todos os agentes públicos.

“O trabalho de articulação política não é exclusivo da SRI, mas é obrigação de todos os integrantes do governo, porque todos trabalhamos para viabilizar a consolidação das ações do governo federal”, destacou Berzoini.

Perfil

Gilberto José Spier Vargas, conhecido como Pepe Vargas, nasceu em Nova Petrópolis (RS) e tem 56 anos. É médico graduado pela Universidade de Caxias do Sul, com especialização em Homeopatia. Durante a faculdade participou da campanha para a reconstrução da União Nacional de Estudantes (UNE) e da União Estadual de Estudantes (UEE) e foi presidente da Associação da Turma de Medicina. Ainda durante o curso, entre 1980 e 1981, presidiu o Diretório Acadêmico do Centro de Ciências Biológicas da Saúde e integrou a diretoria da UEE (de 1982 a 1984).

Na área legislativa, foi vereador de 1989 a 1992 e deputado estadual de 1995 a 1996, quando foi eleito prefeito de Caxias do Sul e reeleito em 2000. Cumpriu três mandatos como deputado federal pelo PT, partido ao qual é filiado desde 1981. Foi ministro do Ministério do Desenvolvimento Agrário entre 2012 e 2014.

Fonte: Blog do Planalto