Rui Costa promete dar continuidade a compromissos sociais na Bahia

A cerimônia de posse do novo governador baiano, Rui Costa (PT), ocorreu nesta quinta-feira (1º de janeiro) na Assembleia Legislativa, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na Paralela, em Salvador. Recebido pelo presidente do Legislativo estadual, deputado Marcelo Nilo (PDT), e por uma comissão de parlamentares estaduais, ele se dirigiu ao plenário, onde assinou o termo de posse e prestou juramento à Constituição.

Rui Costa governador eleito da Bahia

Depois de empossado, em discurso para o plenário e galerias lotadas de convidados para a cerimônia, Rui Costa prometeu ampliar a ação coordenada entre os órgãos públicos. Também disse que “a Bahia deve ser a locomotiva para levar justiça social ao Nordeste”, dando sequência ao trabalho iniciado pelo ex-governador Jaques Wagner, “que tirou 2,4 milhões de pessoas da pobreza”.

Ao deixar a Assembleia Legislativa, o novo governador passou em revista a tropa da Polícia Militar da Bahia e seguiu para a sede do Executivo estadual, também no Centro Administrativo. Lá, foi recebido por seu antecessor, Jaques Wagner (PT), e os dois se dirigiram a uma tenda, onde ocorreu a transmissão do cargo.

Muito emocionado, Jaques Wagner, que vai assumir o Ministério da Defesa, agradeceu a confiança do povo baiano, que elegeu seu sucessor. “Hoje é o dia de olhar para a frente. Nós sabemos como é complexo dirigir um estado como a Bahia, com 15 milhões de baianos e muita injustiça social. Rui terá muito trabalho pela frente. Hoje entrego para Rui, João Leão [vice], Aline [Peixoto, primeira-dama] e seus secretários algo que a gente fez com muito carinho, cuidando da nossa gente, da nossa economia, oxigenando a nossa democracia”.

Rui Costa lembrou sua trajetória como sindicalista ao lado de Wagner, e se comprometeu a dar continuidade às conquistas sociais. “Esses oito anos [do governo Jaques Wagner] foi muito superior a quaisquer outros oito anos na história da Bahia. Não tinha dúvida de que iria ganhar, vendo o que melhorou na vida do baiano. Não aceitaria concorrer se tivesse qualquer dúvida sobre o projeto de governo. Tive convicção de que estava preparado, com esses anos de convivência com o governador Jaques Wagner”.

O governador disse também que vai conversar com representantes de todas as religiões para firmar parcerias de trabalho social “para enfrentar o problema das drogas, da dependência química, dos valores humanos”. Ele também prometeu manter diálogo com os movimentos sociais. “Vai ser um governo de correria, vamos dialogar, andando e fazendo as coisas acontecerem”, ressaltou.

Após a cerimônia de transmissão de cargo, Rui Costa deu posse ao seu secretariado. Wagner e Costa seguem para Brasília, onde acompanham a posse da presidenta Dilma Rousseff.

O novo governador da Bahia foi eleito no primeiro turno do pleito deste ano, com 54,53% dos votos válidos, contra 37,39% de seu principal adversário, o ex-governador Paulo Souto (DEM). Nascido em 1963, em Salvador, Rui Costa é economista, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e foi um dos fundadores do PT no estado.

Em 2000, elegeu-se vereador pelo município de Salvador, sendo reeleito em 2004, com a maior votação da bancada petista. Em 2007, a convite do governador Jaques Wagner, assumiu a Secretaria das Relações Institucionais, onde permaneceu até 2010, quando elegeu-se deputado federal.

Em 2012, novamente convidado pelo governador Wagner, então em seu segundo mandato, passou a chefiar a Casa Civil do Executivo baiano.

Fonte: Agência Brasil