Primeiro filme venezuelano em língua indígena estreia em 2015

Dauna, lo que lleva el río, a primeira produção venezuelana realizada em idioma originário, chega às salas de cinema de todo o país em março de 2015, segundo seus produtores. Gravado em língua warao, o filme narra a história de uma mulher que enfrentou os costumes de sua cultura e aborda os direitos das mulheres.

Primeiro filme venezuelano em língua indígena estreia em 2015 - Reprodução Facebook

"A história serve como veículo para falar ao espectador sobre a necessidade entender a interculturalidade e entender que a mulher, seja índigena e esteja onde estiver, tem tanto direito quanto o homem a crescer e se destacar", comenta o diretor Mario Crespo, de origem cubana, que define seu filme como "uma história de amor". 

O longa-metragem corre a cargo do Centro Nacional Autônomo de Cinematográfico com apoio do programa Ibermedia. A maior parte das filmagens ocorreu no Delta do Orinoco, onde vive a população Warao, com aproximadamente 36 mil habitantes.

Assista ao trailer oficial:
 
 

Os Warao constituem o segundo grupo humano mais antigo da Venezuela e seu nome significa "gente de canoa". Segundo Crespo, é "uma cultura que luta para conviver com os tempos atuais, sem perder sua essência".

Dauna, lo que lleva el río não tem estreia prevista no Brasil.

Da redação do Portal Vermelho,
Com informações da Prensa Latina e do jornal El Universal