Cid Gomes afirma que professores terão novo piso a partir de janeiro

Anunciado como o novo ministro da Educação no segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff, o governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), se reuniu com o atual ministro da pasta, Henrique Paim, e parte da equipe do governo federal e afirmou ter definido uma lista de prioridades.

Cid-Gomes-novo-Ministro-da-Educacao - Agência Brasil

“Conversei com o Paim sobre algumas questões postas no calendário do Ministério. Na primeira semana depois da posse, será divulgado o reajuste do piso dos professores. Na segunda, o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), na terceira e quarta, abertura do Sisu (Sistema de Seleção Unificada)”, salientou Cid Gomes em entrevista ao Estadão.

Ele destaca que a sua meta será promover um debate sobre uma revisão da grade curricular do Ensino Médio. “Não será um currículo para todo o Brasil, mas vai procurar respeitar as questões regionais”, pontuou.

Gomes também defendeu a redução do período de alfabetização de 8 para 7 anos e reafirmou o compromisso da presidenta Dilma com o aumento do número de vagas em tempo integral, que de acordo com a meta do governo deverá atingir 20% das vagas na rede pública até 2018.

Sobre a abertura de creches, Gomes enfatizou: “Já foram contratadas 6.180 creches. Acho que dá para concluí-las nos dois primeiros anos”.

Com informações de agências