Venezuela recebe novo equipamento militar da Rússia

Um novo equipamento militar com tecnologia de ponta chega nesta segunda-feira (29) à Venezuela, como parte dos acordos de cooperação entre o país e a Rússia, segundo anunciou o presidente Nicolás Maduro. "Este resulta em um dos projetos para fortalecer a Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) em sua tarefa de proteger o território", destacou o mandatário.

Vladmir Putin e Nicolás Maduro - RIA Novosti / Aleksey Nikolskyi

Maduro assegurou que, em 2015, deve aprimorar a garantia da estabilidade territorial e a soberania, em um conceito de ação unificado, com um dos Sistemas de Armas e Componentes Militares.

De acordo com o ministro de Defesa, Vladimir Padrino, "a Venezuela precisa desenvolver sua indústria militar para garantir a plena soberania e ter um respaldo sólido em caso de algum conflito".

"Nestes tempos de mudança é impossível ter uma força armada sem um suporte industrial que lhe permita se despregar", disse ele, que completou: "A FANB possui grandes potencialidades, as quais vão orientadas a ser a cada dia mais sustentável e autossustentável".

Em reiteradas ocasiões, Padrino tem feito questão de expôr a necessidade de impulsionar o desenvolvimento tecnológico da FANB, uma das prioridades atuais do Ministério de Defesa.

"No começo deste mês, o vice primeiro ministro russo, Dmitriy Rogozin, visitou a Venezuela para analisar um conjunto de projetos de colaboração, sobretudo no âmbito técnico-militar, dirigidos a elevar a capacidade das forças armadas das duas nações, garantias da defesa da soberania", explicou o chanceler venezuelano, Rafael Ramírez, que destacou os 255 acordos já subscritos entre ambos estados, com 57 projetos executados em diversas áreas.

Fonte: Prensa Latina