União Europeia doou 72 milhões de euros em ajuda à Sérvia

A ministra sérvia para a Integração Europeia, Jadranka Joksimovic, informou nesta sexta-feira (26) que em 2014 a União Europeia (UE) aprovou a doação de 72 milhões de euros, destinados à recuperação deste país depois das inundações do último mês de maio.

Inundação Sérvia

A UE aprovou 62 milhões como parte de ações de assistência prévias à entrada de Sérvia no bloco comunitário e outros 10 mecanismos de apoio regionais, explicou Joksimovic.

Segundo a agência Tanjug, a ministra acrescentou que outros 115 milhões de euros do fundo do grupo europeu foram dedicados a projetos em diferentes setores da economia desta república balcânica.

Durante uma recente apresentação ao Parlamento de um projeto de lei sobre as normas da assistência financeira entre o Governo sérvio e a UE, Joksimovic notificou suas bases sobre o uso dos fundos aprovados como ajuda a este país.

A proposta regula os procedimentos para a disposição de recursos até o ano de 2020.

Em julho passado, doadores internacionais acertaram em Bruxelas que a Sérvia e a Bósnia Herzegóvina receberiam 1,8 bilhões de euros para a reparação dos danos causados pelas inundações.

Fonte: Prensa Latina