União Euroasiática multiplica forças e potencial regional

A União Econômica Euroasiática (UEE) multiplicou suas forças depois da incorporação à troica de fundadores da Armênia e do Quirguistão, a poucos dias do lançamento, em 1º de janeiro, do projeto mais ambicioso no espaço pós-soviético.

Quirguísia, Rússia e Belarus

A união dos aliados da Comunidade de Estados Independentes (CEI) foi ratificada durante a última sessão em 2014 do Conselho Supremo da UEE, celebrada na quinta-feira (24) no Kremlin, sob a presidência de Vladimir Putin.

A Armênia se converterá em membro pleno um dia após a entrada em vigor da UEE, ou seja, em 2 de janeiro, afirmou o assessor presidencial, Yuri Uchakov.

O tratado do grupo de integração dentro do espaço da CEI foi subscrito pelos presidentes de Rússia, Belarus e Cazaquistão, em 29 de maio na cidade de Astana.

Em outubro último, os parlamentos dos três países deram o sinal verde à adesão de Erevã, capital da Armênia, ao futuro mercado comum.

A UEE será logo um potente centro de crescimento regional, com um sem número de benefícios mútuos para os participantes, afirmou Putin nas conclusões da cúpula de chefes de Estado, em que participaram, também, os presidentes de Armênia, Belarus, Cazaquistão e Quirguistão.

O acréscimo dos participantes, realçou Putin, redundará em benefício e multiplicará as forças e o potencial dos processos de integração.

O grupo, primeiro de seu tipo no espaço pós-soviético, cria um vasto mercado comum de uns 180 milhões de consumidores, a livre circulação de mercadorias, capitais, serviços e força de trabalho.

É a validação do trabalho exitoso da União Alfandegária – sua precursora criada em 2012 -, e do fortalecimento dos vínculos econômicos da troica: Rússia, Belarus e Cazaquistão, em quantidade e qualidade, destacou Putin.

A incorporação de Quirguistão à UEE foi ratificada na quinta pelo resto dos aliados, mas para pertencer plenamente a nação centroasiática deverá completar uma série de exigências ainda no durante o primeiro semestre de 2015.

Foram negociações difíceis, mas temos total clareza quanto aos prazos primeiramente em vigor do acordo e os termos para a eliminação dos controles alfandegários, expôs o presidente quirguis, Almazbek Atambáev, durante a coletiva de imprensa conjunta.

Ele também expressou o desejo de que o Quirguistão se converta em membro de pleno direito da UEE antes das celebrações de 70º aniversário da vitória, em 9 de maio próximo.

Com um Produto Interno Bruto global superior a US$ 4,5 trilhões, a UEE projeta para o 2016, a abertura de um mercado comum farmacêutico, para 2019 um mercado de geração elétrica, de gás, petróleo e derivados, previsivelmente em 2025.

Fonte: Prensa Latina