Ministro afirma que país não passará por racionamento de energia

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, participou nesta terça-feira (23) de café da manhã com jornalistas, comemorou os avanços do setor elétrico em 2014 e assegurou que o País não terá racionamento de energia em 2015.

Energia eletrica

“Certos especialistas anunciavam um racionamento, que não houve, nem haverá. Tive a coragem de seguir as recomendações dos nossos especialistas do setor elétrico e agi corretamente, porque isso não era e nem será necessário”, afirmou o ministro.

Durante o café, em seu gabinete no Ministério de Minas e Energia, Lobão destacou a superação da meta de produção de energia nova este ano, que atingiu 7 mil MW, quando eram previstos 6 mil MW. Segundo ele, o plano de expansão de linhas de transmissão, que previa 7 mil quilômetros, alcançou 8 mil quilômetros.

No encontro, o ministro disse que o preço atual do petróleo mantém perfeitamente viável a exploração no pré-sal. Segundo ele, o custo de extração do barril em águas profundas situa-se em torno de US$ 40 no Brasil. O importante, segundo ele, é que o risco exploratório no pré-sal é baixíssimo, dado o seu potencial de óleo acumulado na região. “Há 90% de êxito nas perfurações”, disse.

O ministro também defendeu o modelo de partilha adotado pelo governo para exploração de petróleo e gás no pré-sal. “É do interesse nacional”, afirmou, ao fazer também defesa da Petrobras como operadora única.

A política de conteúdo nacional utilizada nas atividades petrolíferas do País é responsável, entre outras conquistas, impulsionou a indústria naval brasileira, afirmou o ministro. “No início do governo Lula, havia cerca de 4 mil trabalhadores nos estaleiros; hoje, a indústria naval emprega mais 80 mil pessoas”, celebrou.

Fonte: Ministério de Minas e Energia