Câmara encerra ano legislativo e Henrique Alves se despede 

Em despedida dos trabalhos da Câmara, o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves, afirmou nesta segunda-feira (22) que o Parlamento deve ser “permanentemente respeitado, horado e engrandecido, pois representa e defende o povo brasileiro e luta pelo pleno exercício da cidadania”. A afirmação foi feita na sessão de encerramento da 54ª Legislatura da Câmara dos Deputados no plenário Ulysses Guimarães.

Deputados elegem Henrique Alves para presidir a Câmara - Agência Câmara

Em sessão de despedida de Alves, a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) disse que “não poderia deixar de registrar a contribuição fundamental de um Parlamentar que também encerra o seu mandato nesta Casa, embora continue a sua atividade política para além. É o Presidente Henrique Eduardo Alves, que deu um avanço nas conquistas da bancada feminina".

Jô Moraes apontou a preocupação com o retrocesso nas conquistas femininas. "Para nós a luta não é simples; para nós a luta não é fácil. Nós estamos inclusive com uma batalha para votar projetos que reduzem os avanços de conquistas das mulheres". A deputada comunista lembrou ainda que o presidente Henrique Alves, ao assumir a Presidência da Câmara, propôs e aprovou a Secretaria da Mulher na Câmara, para construir a Coordenadoria da Bancada Feminina e a Procuradoria da Mulher”.

A deputada Luciana Santos (PCdoB-PE) também homenageou o colega. “Trago aqui todo o abraço e reconhecimento do meu partido, o PCdoB, à sua atuação, à sua trajetória de vida e de luta. De fato, são 44 anos de mandato que se confundem com esta Casa. Penso que não há um debate importante, um debate relevante nesta Casa que não tenha, de certa forma, a sua participação, a participação efetiva de um homem que dedicou a sua vida às causas públicas. É por isso, Henrique, que nós temos por você esse respeito e admiração, pela sua dedicação como homem público, que debateu aqui problemas e questões estratégicas, com firmeza na tomada de posição como presidente desta Casa, garantindo a sua autonomia, a sua independência”.

No último dia de trabalhos, Alves lembrou que a Câmara funciona como “tribuna e espaço para a livre expressão” dos valores e ideais da democracia. Henrique Alves agradeceu a todos os parlamentares, servidores e colaboradores que atuam na Casa. “Agradeço àqueles que emprestaram sua energia e talento no sentido de promover significativos avanços na legislação e em diversas questões fundamentais para o futuro do Brasil.”

O presidente reafirmou a importância da Câmara dos Deputados no processo de evolução e aperfeiçoamento das relações entre o Estado e a sociedade. “Este foi, sem dúvida, mais um período da história da Casa a ser lembrado em associação a uma série extensa de lições e experiências específicas. Incluiu acertos, confronto de ideias e opiniões, posições divergentes e, na mesma medida, diligências insistentes para o estabelecimento de acordos e caminhos construtivos”.

Posse dos parlamentares

Ao final dos trabalhos, o presidente convocou para 1º de fevereiro, às 10 horas, a sessão preparatória para a posse dos parlamentares eleitos. Às 18 horas será realizada a votação para definir os integrantes da Mesa Diretora para o biênio 2015/2016.

Alves ainda comunicou que está convocada sessão do Congresso Nacional para o dia 2 de fevereiro para abertura dos trabalhos legislativos.

Com informações da Agência Câmara