Arca das Letras já levou 10 mil bibliotecas para comunidades rurais

O contato com o mundo literário mudou a vida de José Alberto Lopes, de Tapuiará, no município de Quixadá, Ceará. O agricultor familiar teve acesso a uma das 1.417 bibliotecas rurais do Programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que existem no estado. “Eu me interessei mais pelos livros quando o programa chegou. A gente aprende a ler e ainda incentiva as crianças”, conta.

Arca das Letras - Tamires Kopp | MDA

O programa, criado em 2003, pela Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA) do MDA, já levou mais de 10 mil bibliotecas para cerca de 2,3 mil municípios. Os livros ficam em móveis-estante. Cada acervo conta com aproximadamente 200 exemplares que abordam temas diversos – técnico, didático, literário. Além da leitura, incentiva o convívio e as manifestações culturais nas comunidades.

Rima

José Alberto Lopes começou a fazer rimas, mesmo sem saber ler, com apenas 10 anos. “Quando entrei na arca, comecei a me interessar por livros de poetas, achei muito interessante e decidi voltar a estudar”. E o resultado é que atualmente planeja publicar um livro de poesia. “O Arca das letras é um programa legal, tem livro, tem leitura, é especial. Junta aluno pra ler, professora pra ensinar, e chega um poeta pra rimar. Isso acontece aqui no nosso lugar”, recita.

A comunidade rural onde José Alberto mora fica a mais de 150 quilômetros da capital Fortaleza. “Antes parecia que eu estava dormindo ou apagado. Depois que comecei a estudar, acordei. Eu não tenho palavras pra explicar direito, mas foi muito bom”, completa.

Resgate cultural

O Arca das Letras distribui acervos em assentamentos da reforma agrária e de beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário e em comunidades ribeirinhas, extrativistas, quilombolas, indígenas e de pescadores. O programa influência o resgate cultural e histórico das populações locais. Para isso, conta com o apoio de organizações de moradores rurais, de parceiros governamentais e organizações não governamentais para confecções dos móveis da arca e para as doações do acervo bibliográfico.

Números

O Ceará é o estado brasileiro que tem mais bibliotecas do programa, com 1.417. Em seguida vem Santa Catarina, (1.111), Minas Gerais, (951), e Rio Grande do Norte (722).

O município interessado em receber uma biblioteca deve entrar em contato com a coordenação de Ação Cultural da SRA/MDA.

Fonte: MDA