Governo cumpre meta de 750 mil cisternas entregues em 2014

O programa Cisternas, que integra o Água Para Todos, cumpriu, com antecedência, a meta de construir 750mil cisternas entre 2011 e o fim de 2014, chegando a 750.565 em outubro.

Cisternas - Reprodução

A iniciativa do governo federal é um enfrentamento direto dos efeitos da seca no Brasil. Mais de três milhões de pessoas foram beneficiadas em 1.510 municípios, distribuídos nos nove estados do Nordeste e em Minas Gerais, no Sudeste.

Só no mês de outubro, foram feitas 24,7 mil entregas, com média de 798 cisternas/dia. Com a meta alcançada, as novas unidades contam com um capacidade de armazenamento de 12 bilhões de litros. De 2003 até outubro, o governo construiu 1,08 milhão de cisternas.

Programa Cisternas

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), desde 2003, financia a construção de cisternas de placas de cimento, principalmente na região do Semiárido brasileiro.

Trata-se de uma tecnologia simples e de baixo custo, na qual a água da chuva é captada do telhado por meio de calhas e armazenada em um reservatório de 16 mil litros, capaz de garantir água para atender uma família de cinco pessoas em um período de estiagem de aproximadamente oito meses.

Fonte: Portal Brasil