Intercâmbio oferece bolsas para estágio em museus franceses

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em parceria com a Escola do Louvre, acaba de lançar o edital de intercâmbio Brasil-França 2015. A iniciativa ofertará 3 bolsas de estudos para que, durante cerca de três meses, brasileiros façam estágios em museus franceses e participem do Seminário Internacional, evento oferecido pela Escola do Louvre, em Paris, de 31 de agosto a 11 de setembro do próximo ano.

Palácio e a pirâmide do Louvre (Paris-França. Foto: Jean-Pierre Dalbéra)

Além de proficiência na língua francesa, os candidatos devem ser estudantes de mestrado ou doutorado nas áreas de Museologia, História da Arte, Arqueologia, Antropologia ou Etnologia. Duas vagas serão destinadas para o público em geral e uma, para servidores do Ibram. Os selecionados receberão seguro-saúde, auxílio-instalação, mensalidades para os três meses e passagens aéreas de ida e de volta.

O intercâmbio, em sua segunda edição, visa permitir que estudantes adquiram conhecimentos práticos e experiências relevantes junto aos profissionais franceses em suas áreas de atuação.

Para participar, interessados deverão enviar para o e-mail [email protected] , uma série de documentos exigidos no edital, como formulário preenchido, termo de compromisso, além de currículo e carta de motivação em francês e português, entre outros.

A seleção inclui diversas etapas, como a verificação da consistência documental, análise do mérito e seleção dos três finalistas. As duas primeiras fases são eliminatórias, e a última, classificatória. As inscrições são gratuitas e ficam abertas de 1º de fevereiro a 16 de março de 2015. O resultado será publicado no Diário Oficial da União e no portal do Ibram.

Fonte: Ascom do Ministério da Cultura
Com informações do Ibram