Brasília: Festival de curtas-metragens apresenta 115 filmes 

Os cinéfilos e apreciadores de cultura poderão conferir, no fim de semana, a terceira edição do Curta Brasília, um festival de curtas-metragens que serão exibidos a partir desta quinta-feira (18) até domingo (21) no Cine Brasília. O festival vai reunir 115 filmes agrupados em diferentes mostras. De acordo com a coordenadora do festival, Ana Arruda, serão apresentados filmes para todos os gostos.

Brasília: Festival de curtas-metragens apresenta 115 filmes

“Posso dizer que tem de tudo – comédia, drama, ação e muitos documentários”. Ela explica que o Curta Brasília ainda servirá como uma reunião do melhor que se viu em festivais. “Teremos filmes vencedores dos festivais de Gramado, do Rio de Janeiro, de Brasília e de festivais internacionais. É uma chance de a gente ver, neste fim de ano, um panorama do melhor do cinema nesses últimos meses, no circuito dos festivais”.

Além de filmes produzidos em Brasília, que é a tônica do festival desde sua primeira edição há três anos, o Curta Brasília vai apresentar produções da Alemanha e da França. A mostra trazida pela Embaixada da França vai mostrar os primeiros curtas-metragens de cineastas renomados, entre eles Charlotte et Véronique ou Tous Les Garçons s Appelent Patrick (Todos os rapazes se chamam Patrick), de Jean-Luc Godard, e A La Mémoire du Rock (À memória do rock), de François Reichenbach.

“O curta-metragem já nasce com um grande desafio, que é do poder de síntese, como contar uma história em poucos minutos. Quem consegue produzir um curta-metragem bem feito, já tem um cartão de visita para ficar anos no ramo do cinema”, explica Ana Arruda. Para ela, esse tipo de filme deixou de ser apenas um degrau para que se pudesse aprender a fazer cinema. “O mercado do curta está muito maior. Os curtas estão sendo muito bem aceitos se compararmos com dez anos atrás. Curta já deixou de ser um espaço apenas para principiantes”.

As duas edições anteriores levaram cerca de 10 mil pessoas ao festival. A expectativa da organização para esta edição é de levar 8 mil espectadores. Entre os fatores que devem ajudar, além das sessões cheias, como já é praxe no festival, estão os Circuitos Itinerantes. O Cine Solar e o Cineclubes vão passear pelo Distrito Federal, levando filmes para a Cidade Estrutural e para o Gama. Um furgão abastecido com energia solar vai projetar filmes nessas comunidades.

O Cineclubes vai levar os filmes a vários locais do DF. Brasília, Taguatinga, Núcleo Bandeirante e Sobradinho, entre outros, vão receber as projeções. Tanto os Circuitos Itinerantes quando as mostras exibidas no Cine Brasília serão de graça. A programação completa do festival pode ser vista no site oficial do evento.

Fonte: Agência Brasil