Petrobras: Lula Morais alerta para tentativa de enfraquecer estatal

O deputado estadual Lula Morais (PCdoB), em pronunciamento no primeiro expediente da sessão plenária da última terça-feira (16/12), avaliou a crise instalada na Petrobras por conta das denúncias de corrupção envolvendo dirigentes de controladores e empreiteiras prestadoras de serviços à empresa.

O parlamentar alertou para a tentativa de fragilizar a estatal e lembrou que o ex-presidente Getúlio Vargas foi combatido ao tentar fortalecer o Estado brasileiro. “Toda a base estruturante do País está assentada no período getulista, quando também foi criada a estatal do petróleo”, disse.

Para o parlamentar, a imprensa nacional começa a expor ideias dos que desejam “esquartejar” a companhia. Citou como exemplo o editorial de um jornal que defende a mudança do modelo de partilha do petróleo no pré-sal para o de concessão, o que, em sua opinião, beneficiaria a empresa exploradora em detrimento dos interesses nacionais.

Lula Morais lembrou que o modelo foi alterado no atual governo para que a União se apropriasse da riqueza, com potencial de tornar o País um dos cinco maiores detentores de jazidas de petróleo do mundo. “A empresa que vier a explorar tem de se associar à Petrobras e parte do petróleo produzido será da União”, frisou.

As medidas adotadas permitirão, na avaliação do deputado, a expansão da empresa. Segundo ele, o faturamento da Petrobras totalizou R$ 252 bilhões, no acumulado de janeiro a setembro deste ano, alta de 13% sobre o período anterior. O caixa da empresa cresceu 59%, alcançando R$ 62,4 bilhões, mostrando a prudência da estatal, já se preparando para eventuais tempos difíceis no futuro, ressaltou Lula Morais.

O deputado destacou que a produção de petróleo e gás também aumentou, atingindo níveis recordes de 2,62 milhões de barris por dia, no período de janeiro a setembro de 2014, alta de 3% quando comparado a igual período do ano anterior. “A Petrobras, que nasceu como fruto da luta de trabalhadores, estudantes e intelectuais progressistas, contra aqueles que não queriam a independência energética do País, aos poucos vai superando todos os obstáculos e se firmando como um dos principais esteios da nossa soberania”, avaliou.

Em aparte, o deputado Fernando Hugo (SD) disse que não é possível comparar a Petrobras do passado com a atual empresa, que “foi saqueada quadrilhescamente”. O parlamentar lembrou que, ontem, os papéis da empresa registraram queda de 9,9% na Bolsa de Valores. “Ninguém quer saber o que aconteceu no passado. O que se quer é que se apure o assalto à empresa, terrivelmente vergonhoso”, pontuou. O parlamentar defendeu a troca de executivos da estatal.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa