Renato Rabelo abre o curso de formação política da UJS

Começou nessa segunda-feira (15) o Curso de Formação “Geração Valente” da UJS. As delegações de todos os estados se concentraram na sede nacional da entidade e partiram em direção a Guararema, onde fica a Escola Nacional Florestan Fernandes.

Renato Rabelo no Curso Nacional da UJS - Eder Bruno

Cerca de 250 jovens, a maioria estudantes, vão passar cinco dias discutindo e aprendendo sobre a linha teórica da UJS, a atual conjuntura da política no Brasil, os desafios do socialismo e da esquerda no século XXI e as reformas democráticas. O curso vai discutir a atualidade do pensamento de Karl Marx e o que representa o pensamento dele hoje.

A aula de abertura do curso aconteceu no final da tarde, com o tema “A luta pelas Reformas Estruturais no Brasil e nova luta pelo socialismo”, tendo como expositor o presidente do PCdoB, Renato Rabelo.

Renato falou sobre anecessidade de convergência da esquerda no Brasil, sobre o papel histórico das eleições deste ano com a vitória o quarto mandato popular, e de como a oposição ganhou espaço na base social. Ele também criticou o atual posicionamento defensivo da esquerda, e alegou que é preciso voltar à ofensiva. Para ele, a juventude tem um importante papel dentro dos movimentos sociais para conquistar as reformas democráticas.

“Nós atravessamos um momento crucial. A presidenta venceu uma das eleições mais disputadas da história, mas em contrapartida depois desse resultado, a oposição vem mantendo uma atitude antidemocrática, impondo condições. O desafio agora é retomar as iniciativas das forças de esquerda que tornaram possível a vitória de Dilma e fazer com que a presidenta leve a diante os compromissos que assumiu na campanha, principalmente recompor a base política e resolver alguns problemas na área econômica, mesmo com a crise mundial”, declarou Renato.

“As duas reformas mais urgentes são a reforma política e a democratização dos meios de comunicação e vão depender de um grande movimento de massas, principalmente da juventude. Sem a pressão do movimento popular vai ser muito difícil avançar nessas duas reformas. Além disso, é preciso buscar uma convergências dos movimentos de esquerda, não apenas na defesa das reformas, mas na forma como essas reformas vão ser feitas”, concluiu Renato.

A aula inaugural teve transmissão ao vivo pelo site da UJS, e ao final da exposição de Renato Rabelo os jovens tiveram a oportunidade de debater e tirar dúvidas.

Thiago Dantas, estudante de Educação Física em Salvador (BA), vice presidente da UNE Bahia, participou pela primeira vez do curso de formação. “Ele [Renato] conseguiu falar da conjuntura atual no pós eleições, comparando com as Jornadas de Junho, que ainda estão em disputa. Ele falou na posição defensiva da esquerda atualmente e que isso precisar mudar. É muito importante essa avaliação. Tenho grandes expectativas em relação ao curso, acredito que é o momento de se voltar para nossa entidade para afinar nossa militância e definir os rumos para a base do movimento estudantil”.

Por Dandara Lima, no portal da UJS