Primeiro-ministro chinês se encontra com premiê russo

O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, se reuniu nesta segunda-feira (15), com seu homólogo russo, Dmitry Medvedev, em Astana, capital do Cazaquistão.

Primeiro-ministro da China, Li Keqiang, se reuniu com seu homólogo russo, Dmitry Medvedev

Li Keqiang lembrou que há dois meses esteve com Medvedev no 19º encontro entre líderes de China e Rússia em Moscou. Segundo ele, os dois governos estão implantando os consensos de cooperação alcançados naquele evento. Li Keqiang destacou que a plena parceria estratégica entre os dois países bem como as cooperações em todos os aspectos estão evoluindo.

O primeiro-ministro salientou que a China quer ampliar as cooperações com a Rússia no setor energético e reforçar a cooperação na construção de uma ferrovia de alta velocidade, colocando em prática o memorando assinado entre os dois países. O líder chinês manifestou ainda a vontade de aumentar os investimentos no Extremo Oriente e de participar da construção da zona de desenvolvimento econômico.

Medvedev assinalou que a Rússia quer consolidar a cooperação com a China nas áreas de energia nuclear, finanças, inovação tecnológica, manufatura aérea e programa espacial. O premiê russo finalizou dizendo que deseja garantir a paz, estabilidade e desenvolvimento regional, ao mesmo tempo em que fortalece com a China as colaborações dentro do quadro da Organização de Cooperação de Xangai.

Fonte: Rádio China Internacional