China se opõe firmemente a cláusulas discriminatórias dos EUA

A China expressou no domingo (14) sua insatisfação e forte oposição a uma iniciativa aprovada pela assembleia legislativa dos Estados Unidos que inclui cláusulas contra as companhias chinesas.

As cláusulas discriminatórias relacionadas à China, incluídas na iniciativa de Orçamento Geral 2015 aprovada pela Câmara dos Representantes em 11 de dezembro, "violam a regra de comércio justo e transmitem sinais equivocados", disse Sun Jiwen, porta-voz do Ministério do Comércio da China.

"A China expressa sua insatisfação e firme oposição a isso", acrescentou o porta-voz.

De acordo com a iniciativa, será proibido destinar o orçamento a produtos processados de aves domésticas importados da China para os programas de comida chinesa nas escolas dos Estados Unidos.

Alguns departamentos do governo dos Estados Unidos não poderão utilizar os recursos para adquirir sistemas de tecnologia da informação desenvolvidos por empresas chinesas. Será proibido também o uso dos recursos para emissão de licenças de satélites comerciais à China.

"Estas cláusulas não só afetarão a cooperação empresarial normal entre as companhias de dois países, mas também danificarão os próprios interesses dos Estados Unidos", disse Sun.

"A China espera que os Estados Unidos tomem medidas substanciais e corrijam suas más práticas, a fim de criar um bom ambiente para o saudável desenvolvimento das relações comerciais e econômicas entre a China e os Estados Unidos", indicou o porta-voz.

Fonte: Agência Xinhua