Métodos da CIA são inaceitáveis, diz chanceler tcheco

São inaceitáveis as técnicas de investigação aos que a CIA recorreu durante os interrogatórios de pessoas suspeitas de terrorismo, disse esta sexta-feira o ministro das Relações Exteriores da República Tcheca, Lubomir Zaoralek.

Lubomir Zaoralek - East News/FaceToFace/REPORTER

Nesta terça-feira, o Comitê do Senado para a Inteligência publicou uma seleção de mais de 500 páginas do relatório que conta seis mil páginas. O relatório refere-se a numerosos abusos da CIA, como tortura e desinformação das autoridades e da sociedade, perpetrados durante as presidências de George W. Bush (2001-2009).

"As técnicas de investigação, usadas pela CIA durante o interrogatório de pessoas suspeitas de terrorismo, vão além dos limites da lei e são inaceitáveis. As circunstâncias extraordinárias em meio aos quais os agentes norte-americanos maltratavam e atormentavam os prisioneiros, não podem justificar tais práticas", afirmou o chefe da diplomacia tcheca.

"É o respeito cuidadoso dos direitos humanos, do direito internacional e das convenções relevantes que alimenta a nossa força no cenário de política internacional, incluindo a luta contra a ideologia radical e o extremismo", especificou Zaoralek.

Fonte: Voz da Rússia