São Paulo sedia Fórum de ideias para o avanço social

O Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e o site Carta Maior realizarão na Capital de São Paulo um fórum para discutir os elementos que pode unificar as forças progressistas do Brasil.

 FÓRUM21: Ideias para o Avanço Social

O resultado das urnas em 2014 não arrefeceu a disputa política no país; ao contrário, intensificou a mobilização de setores conservadores empenhados em colocar as forças progressistas, democráticas e populares na defensiva.

A disposição da direita em promover o acirramento da luta ideológica e política convoca as forças da esquerda à mobilização para o debate e ação. É preciso disputar hegemonia ideológica na sociedade. Para tanto, será imprescindível elevarmos o nível de politização de uma sociedade que reivindica mais participação, mas carece até de canais públicos de diálogo e reflexão.

Cabe às forças progressistas começar pelo que é mais evidente: romper os limites do diálogo no seu próprio campo. A articulação para a troca de idéias daqueles que defendem a justiça social e a soberania popular é essencial à arregimentação de forças mais amplas para os embates que virão.

No que concordamos? Em que divergimos? Como podemos incidir no debate ideológico e nas decisões que vão condicionar o futuro da sociedade, da economia e do governo nos próximos anos? Como traduzir esses desafios em um diálogo organizado com a sociedade?
É para enfrentar esse e outros desafios que propomos a criação de um Fórum21: Ideias para o Avanço Social, que impulsione um debate aberto envolvendo dirigentes políticos, intelectuais, líderes de movimentos sociais, acadêmicos e líderes de entidades da sociedade civil.

Os temas que selecionamos, inicialmente, para este debate são os seguintes: Participação Social e Democracia; reforma política; democratização da mídia: verbas de publicidade, concessões e livre circulação da opinião; justiça social e desenvolvimento econômico; financiamento do Estado: dívida pública e imposto sobre as grandes fortunas; democratização do espaço público nas grandes regiões metropolitanas, as reformas necessárias; participação direta da sociedade na produção de políticas públicas.

Assim, convidamos militantes de movimentos sociais, sindicatos, simpatizantes, partidos, intelectuais, mulheres e homens de esquerda a participar da reunião de lançamento, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2014 às 20h no Sindicato dos Engenheiros, na Rua Genebra nº 25.

Nesse dia, nos reuniremos para debater questões centrais de nossa conjuntura, através de um Seminário composto por três mesas, conforme convocatória anexa.