Por 5 a 1, TRE rejeita contas de campanha do PSDB em São Paulo

Enquanto os tucanos se preocupavam com as contas de campanha da presidenta Dilma Rousseff, que foram aprovadas por unanimidade do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em São Paulo as contas do governador tucano reeleito Geraldo Alckmin (PSDB) foram reprovadas.

Alckmin promete 30 Km de metrô e entrega 14 Km

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo rejeitou nesta quarta-feira (10), por cinco votos a um, as contas de campanha Alckmin. Na avaliação do Tribunal, houve falhas nas prestações parciais de contas do tucano.

Segundo o TRE, deixaram de ser computados cerca de R$ 900 mil na primeira prestação parcial. Na segunda, faltaram nada menos que R$ 9 milhões, que só foram incluidas na prestação final do candidato.

O governador reeleito será diplomado e tomará posse mesmo com a rejeição das contas. O advogado da campanha estadual do PSDB em São Paulo, Ricardo Penteado, disse que vai recorrer da decisão.

Jogo tucano

O PSDB entrou com ação junto ao TSE para pedir a impugnação das contas de campanha da presidenta Dilma. Antes da votação do pleno do tribunal, o Ministério Público já havia rejeitado o pedido por considerar improcedentes os questionamentos.

Ao que tudo indica, as contas de Alckmin seguem o padrão das contas de campanha do presidenciável derrotado Aécio Neves. Isso porque esta semana o PT apontou novas irregularidades nas contas de campanha do tucano e pediu investigação do TSE.

A principal denúncia refere-se a uma lista composta por 28 empresas, criadas neste ano, que atuaram em favor da campanha de Aécio. Outro fato considerado grave pelos advogados do partido é a constatação de que apenas 21% das notas fiscais desses estabelecimentos foram juntadas aos autos.

Foi apontada, ainda, a ausência de documentos de apresentação obrigatória, como extratos bancários compreendendo todo o período de campanha e o termo de encerramento das contas.

O PT também constatou que não há na prestação de contas do contrato específico de fotógrafo da campanha, nem da produção e disponibilização de conteúdo para celulares, como vídeos para o aplicativo WhatsApp.

Da Redação do Portal Vermelho
Com informações de agências