União Europeia parabeniza Senado dos EUA por condenar torturas da CIA

A União Europeia (UE) saudou nesta quarta-feira (10) a publicação pelo Senado estadunidense de um relatório condenando as reconhecidas detenções e torturas da Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos.

Guantânamo - Joe Skipper/Reuters

O documento, publicado na terça-feira (9), denuncia a prática de torturas pela CIA entre 2001 e 2009.

De acordo com declarações à imprensa da porta-voz da delegacia europeia para a política exterior, Catherine Ray, o bloco comunitário reprova o uso da tortura em qualquer forma e situação, incluída a luta contra o terrorismo.

Nesse sentido, o relatório do Senado pode ser considerado como uma etapa positiva, pois expõe publicamente e de maneira crítica o programa de detenções e interrogatórios da CIA, indicou Catherine.

Dentro do texto estão propostas importantes questões sobre violação dos direitos humanos pelas autoridades estadunidenses, apontou.

O compromisso de não utilizar métodos de tortura nos interrogatórios deveria ser transformado em uma lei, destacou.

No entanto, a porta-voz não fez referências à participação ou auxílio de membros da UE no programa da CIA, como o caso da Polônia, Estado condenado pelo Tribunal Europeu de Direitos Humanos devido a sua cumplicidade nas torturas de um palestino e um saudita entre 2002 e 2003.

De acordo com os juízes do Tribunal de Estrasburgo, a Polônia cooperou na preparação e organização das operações de entrega, detenção secreta e interrogatórios realizadas pela CIA em seu território.

Essa causa legal começou após uma denúncia dos torturados, que atualmente continuam prisioneiros em um enclave militar dos Estados Unidos em Guantânamo, região de Cuba ocupada por Washington contra a vontade do governo do país caribenho.

Fonte: Prensa Latina