ONU parabeniza Brasil pelo relatório final da Comissão da Verdade

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, parabenizou nesta quarta-feira (10), o trabalho da Comissão Nacional da Verdade, que entregou relatório à presidenta Dilma Rousseff neste Dia Internacional dos Direitos Humanos em cerimônia no Palácio do Planalto.

COP20: Ban Ki-moon diz que é preciso "agir agora" em reunião no Peru - Mariana Bazo / Reuters

Em mensagem encaminhada aos membros da Comissão, o secretário-geral lembra que “as Nações Unidas encorajam e apoiam esforços em todo o mundo para desvendar os fatos que envolvem grandes violações dos direitos humanos e da lei humanitária internacional e promovem a justiça e a reparação”.

Leia também
Dilma: Verdade não é revanche, mas apaziguar o povo com a história
434 mortes e desaparecimentos são confirmados pela Comissão da Verdade
Ban Ki-moon lembra ainda que “as Nações Unidas encorajam e apoiam esforços em todo o mundo para desvendar os fatos que envolvem grandes violações dos direitos humanos” e que “informar a sociedade e estimular o diálogo sobre as liberdades fundamentais, e como estas foram violadas, é uma salvaguarda vital contra a recorrência de abusos”, já que “todas as vítimas têm o direito de saber a verdade sobre as violações que sofreram”.
"Informar a sociedade e estimular o diálogo sobre as liberdades fundamentais, e como estas foram violadas, é uma salvaguarda vital contra a recorrência de abusos. As Nações Unidas estão ao lado de todos os brasileiros na lembrança de suas perdas, nos seus esforços para fortalecer a proteção dos direitos humanos e na promoção da reconciliação nacional", finaliza a mensagem.

Fonte: Blog do Planalto