Inácio cobra responsabilidade diferenciada em debate sobre clima

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) é um dos representantes do Congresso brasileiro na 20ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP20), que ocorre de 1º a 12 de dezembro em Lima, Peru.  

Inácio cobra responsabilidade diferenciada em debate sobre clima

Inácio faz parte da delegação brasileira na Reunião Parlamentar que discute a responsabilidade comum, mas diferenciada, das nações na preservação do meio ambiente.

“É necessário respeitar as condições de desenvolvimento de cada nação. Todos os países devem assumir algum tipo de compromisso com relação à mitigação da mudança climática. Os chamados ‘desenvolvidos’, historicamente os maiores responsáveis pelo acúmulo de gases danosos na atmosfera, deverão assumir compromissos mais audaciosos que os demais”, defende o senador.

A COP é o órgão supremo da Convenção Marco das Nações Unidas sobre a Mudança Climática, que entrou em vigor em 1994, com o objetivo de reduzir a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera.

Até o momento, 195 países participam das discussões e apresentam recursos para ratificarem os acordos e orientações internacionais. As nações se reúnem anualmente para debater como são aplicadas as deliberações da Convenção e negociar novos compromissos com responsabilidades comuns. Nesta 20ª edição, participam cerca de 10 mil delegados de todo o mundo.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Sen. Inácio Arruda