Ditadura militar é tema de seminário internacional na Paraíba

A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e a Universidade Federal da Paraíba realizam, de 9 a 12 de dezembro, o 8º Seminário Internacional de Direitos Humanos com o tema ditaduras militares, Estado de exceção e resistência democrática na América Latina.

A sociedade civil brasileira, a partir de 1968, intensificou a luta contra a ditadura militar instalada no Brasil

A programação inclui 11 mesas de discussão sobre a ditadura militar.

Alguns dos temas abordados serão julgamento dos crimes das ditaduras da América Latina, segurança pública e transição democrática, ditadura e resistência, impactos nos filhos da ditadura, entre outras.

Serão lançados vários livros sobre justiça de transição, memória e verdade produzidos e reeditados por meio do Termo de Cooperação celebrado com a Comissão de Anistia.

A participação é aberta ao público, mas é necessária a inscrição prévia pelo site .

O evento e os livros produzidos e reeditados pela UFPB são resultado do Marcas da Memória, um projeto de memória e reparação coletiva para o Brasil que expande ainda mais a reparação individual em um processo de reflexão e aprendizado coletivo, fomentando iniciativas locais, regionais e nacionais.

Desde 2008, o projeto reúne depoimentos, sistematiza informações e fomenta iniciativas culturais que permitem a toda sociedade conhecer o passado e dele extrair lições para o futuro.

Serviço:

Local: Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Paraíba – PB

Data: 9 a 12 de dezembro

Horário: Abertura será no dia 9 de dezembro às 19h e nos outros dias o horário é integral

Entrada gratuita

É necessária inscrição prévia: pelo telefone (83) 3216-7468 ou pelo site

Fonte: Ministério da Justiça