Brasil lidera o ranking de medalhas nos Jogos Sul-Americanos Escolares

No quinto dia de competição dos Jogos Sul-Americanos Escolares, nesta segunda-feira (8) em Aracaju (SE), o Brasil lidera o ranking com 34 medalhas de ouro, 12 pratas e sete bronzes. Em segundo lugar vem a Colômbia com dez medalhas de ouro, 12 pratas e 16 bronzes, e em terceiro aparece o Equador com 13 medalhas, quatro ouro, cinco prata e quatro bronze. Se continuar com essa performance o país sairá vitorioso e confirmará a evolução que vem acontecendo no esporte escolar brasileiro.

atletas jogos escolares sul-americanos - Divulgação

Representando o Brasil no atletismo, Bruno Benedito da Silva, 14 anos, aluno da 8ª série da Escola Josepha Cubas da Silva, em Ourinhos (SP), viu seu sonho ser realizado pela segunda vez. Bruno conquistou a medalha de ouro nos 800 m rasos, mas antes já havia conquistado outro ouro sul-americano. Nos Jogos Esportivos dos Países de Língua Portuguesa, em Luanda na África, ele conquistou o primeiro lugar. “Meus pais têm muito orgulho de mim. Meus planos é participar de uma boa equipe e melhorar minha performance”, afirmou o estudante.

O amigo de Bruno, Erik Marques de Oliveira, 14 anos, aluno da Escola de Educação Básica Engenheiro Annes Gualberto, em Braço do Norte (SC), também não escondia a felicidade. Ele conquistou a prata. O atleta pensa em continuar treinando e conquistar bons resultados. Quer ajudar os pais e também sonha em chegar a competir nos Jogos Olímpicos.

Esporte Coletivos

Outra conquista foi a vitória da seleção brasileira masculina de futsal, que venceu por 8 a 1 a equipe do Suriname, no domingo (7), na quadra do Ginásio do Instituto Federal de Sergipe (IFS), pela terceira rodada dos Jogos Sul-Americanos Escolares. Com o placar, o Brasil manteve a liderança do grupo único com 9 pontos, seguido da Colômbia com seis, e quatro seleções com três pontos: Suriname, Uruguai, Paraguai e Venezuela.

Os gols do Brasil foram marcados por Patrick Oliveira (duas vezes), Aloiso Pedrosa, Guilherme Santos, Paulo Vieira (duas vezes) e Bruno Miguel (duas vezes). O gol de honra do Suriname foi marcado por Tjokro Dimedjo. Nos outros dois jogos da rodada, a Venezuela venceu por 5 a 3 o Paraguai, e a Colômbia bateu por 3 a 1 o Uruguai.

Fonte: Ministério do Esporte