Relações entre China e África possuem mais colaboração e coordenação

O avanço da cooperação entre China e os países africanos, com mais investimentos, finanças e assistência, incluindo o respaldo ao combate contra o ebola, foram destacadas as vésperas de uma reunião de acompanhamento desses vínculos.

China e União Africana - União Africana

Nesta terça-feira (9), acontecerá a décima reunião de especialistas do Comitê de Acompanhamento do Foro sobre a Cooperação China-África (Focac, na sigla em inglês).

Lin Songtian, secretário-geral do Focac, declarou que as relações entre as duas partes têm tido um desenvolvimento vigoroso desde que ambas partes desenvolveram em 2012 um projeto trianual de cooperação em todas as áreas.

O funcionário, que dirige o departamento na África da chancelaria chinesa, assegurou que sob a guia do Focac as duas partes têm explorado um especial caminho de cooperação, caracterizado por contatos políticos próximos, colaboração em assuntos mundiais e aprofundamento da confiança política.

“China e África mantêm comunicação e coordenação em temas globais como reforma do sistema internacional de governo, mudança climática e a agenda de desenvolvimento pós 2015”, acrescentou o diplomata.

Lin sublinhou a expansão dos investimentos e as finanças para respaldar o desenvolvimento sustentável nesse continente, o cumprimento adiantado do prometido empréstimo de 20 bilhões de dólares para países dessa região e o avanço do comércio bilateral que pela primeira vez ultrapassou em 2013 os 200 bilhões de dólares.

Particular referência fez o secretário-geral do Focac à assistência da China a países da África Sudoeste para combater o ebola, com quatro envios humanitários que ultrapassaram os 122 bilhões de dólares.

Os esforços da China, em apoio ao processo de integração na África, a promoção da amizade entre os povos e da paz e estabilidade nesse continente agregam-se à mantida melhoria de mecanismos de diálogo e de encontros ministeriais sobre saúde e meio ambiente, entre outros.

O funcionário destacou que um maior intercâmbio de delegações entre as duas partes, como as visitas à África do presidente Xi Jinping em março de 2013 e do premier Li Keqiang dois meses depois, bem como de outros muitos dirigentes chineses. Por sua vez, 29 líderes africanos foram à China nesse período.

Fonte: Prensa Latina