Países da América Latina lançam iniciativa de recuperação florestal

Vários países da América Latina desenvolverão uma iniciativa destinada a recuperar 20 milhões de hectares de florestas degradadas e terras de cultivo com o fim de reduzir as emissões geradoras do aquecimento global.

Operação Amazônia reúne Forças Armadas na proteção à floresta

Argentina, Colômbia, Chile, Costa Rica, Equador, Guatemala, México e Peru acolherão a estratégia, apresentada no marco da 20ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP20), que se realiza em Lima, Peru.

Mediante esta iniciativa – conhecida como 20×20 – as nações em conjunto com programas da região trabalharão com centros de pesquisa, líderes e o setor privado para restaurar as terras devastadas. A meta será conseguir a recuperação para 2020.

As emissões de gases contaminantes procedentes de mudanças no uso da terra, como o desmatamento, representam 15% das emissões globais, daí a importância de projetos como estes, asseguram especialistas.

Além disso, espera-se que estes processos de recuperação produzam amplos benefícios econômicos, sociais e ambientais através da melhora de fontes de vida, serviços de ecossistemas como prevenção da erosão, purificação de água, evitar o desmatamento e sumidouros de carbono, assinalam.

Identificaram-se mais de 200 milhões de hectares com oportunidade de restauração na América Latina e no Caribe. Atualmente, trabalha-se em uma análise mais detalhada que quantifica os benefícios econômicos e de clima obtidos por atingir as metas de restauração da Iniciativa 20×20.

Fonte: Prensa Latina