China planeja melhorar qualidade do crescimento em 2015

A China se centrará em impulsionar a qualidade e a eficiência do crescimento econômico para 2015 e vai aderir ao tema central de buscar progresso ao mesmo tempo em que mantém a estabilidade, segundo uma reunião de alto nível do Partido Comunista da China (PCC).

Bandeira da China

“O país se adaptará à ‘nova normalidade’ da economia, manterá o crescimento econômico dentro de uma faixa razoável e enfatizará a transformação do padrão de crescimento e a reestruturação econômica”, mostrou um comunicado publicado no fim da reunião do Birô Político do Comitê Central do PCC.

“Para garantir um crescimento contínuo e saudável, assim como a harmonia e estabilidade social, o país trabalhará para conseguir avanços em reforma, ter um crescimento impulsionado pela inovação, melhorar o controle dos riscos e garantir a vida da população”, indicou o documento.

“É importante assegurar que a economia tenha um bom comportamento em 2015, já que será o fim do Plano Quinquenal (2011-2015) do país para o seu desenvolvimento econômico e social, um ano crucial para aprofundar as reformas e o primeiro para promover o Estado de direito de maneira integral”, afirmou.

“Em 2014, a China teve um crescimento econômico e social contínuo e estável, assim como uma situação positiva da economia no geral, mediante o aprofundamento das reformas, assegurando políticas macroeconômicas consistentes e estáveis, inovando as estratégias e os métodos de controle macroeconômico e realizando ajustes finos de políticas específicas”, assinalou o documento.

Segundo o comunicado, medidas como as anteriores podem gerar as condições favoráveis para a economia, com o objetivo de conseguir um desenvolvimento sustentado e saudável nos próximos anos. No entanto, existem algumas tendências que representam dificuldades e desafios para a economia e sociedade, que são necessários tratar de maneira adequada.

Fonte: Xinhua