Partido angolano no poder realiza congresso de balanço e reflexão

O partido Movimento Popular para a Libertação de Angola (MPLA), no governo, realiza desta quinta-feira (4) até sábado (6) seu 5º Congresso Extraordinário, que servirá para fazer um balanço e reflexão sobre a vida interna da organização.

Angola Movimento Popular de Libertação de Angola MPLA

Em nota divulgada no site do partido, "o 5º Congresso Extraordinário vai reafirmar as orientações que visam consolidar a paz e o Estado democrático de direito; avaliar o grau de estruturação do Partido e refletir profundamente sobre a organização interna; e reafirmar os princípios gerais da orientação política e ideológica do Partido, o Socialismo Democrático".

Segundo o programa do evento, o presidente José Eduardo dos Santos abrirá o Congresso no Centro de Conferência de Belas, no bairro de Samba, em Luanda, sob o tema "MPLA-Revigorar as estruturas para fortalecer o Partido".

O horário da tarde está marcado para os trabalhos de comissões que discutirão, entre outros temas, o relatório do Comitê Central do MPLA e a melhoria da vida interna e maior inserção na sociedade.

Também se submeterá a debate o projeto de tese "MPLA e os desafios político-eleitorais", o projeto de Plano Geral de atividades do Movimento e o programa para 2015.

Para o próximo sábado está agendada a plenária dos mais de dois mil delegados, provenientes das 18 províncias do país e do exterior.

Eduardo dos Santos recentemente descartou que no encontro se proceda à renovação dos mandatos dos órgãos de chefia do partido.

"Esse processo se realizará no Congresso Ordinário de 2016, sob o signo da estabilidade, coesão e a afirmação de liderança do MPLA na sociedade", pontuou o chefe de Estado.

De acordo com o secretário do Birô Político para a organização e mobilização, Jorge Dombolo, as decisões que serão aprovadas no congresso fortalecerão as estruturas do partido, tendo em conta que o Movimento tem grande responsabilidade para com a nação.

O MPLA foi fundado em 10 de dezembro de 1956 como expressão dos mais profundos e nobres anseios deste povo, com o doutor Agostinho Neto à frente.

Fonte: Prensa Latina