Aldo Rebelo marca presença em posse de Eurico Miranda no Vasco

Em uma festa de gala na sede náutica do Vasco, na noite desta terça-feira (2), Eurico Miranda foi empossado como novo presidente do Cruz-Maltino para o triênio 2014-2017. O evento, marcado para às 21h, começou com cerca de uma hora de atraso e teve a presença de diversos políticos e autoridades de dentro e fora do futebol. 

eurico miranda vasco - Marcelo Sadio / Site oficial do Vasco

O Ministro dos Esportes Aldo Rebelo, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Rubens Lopes, prestigiaram o evento. O cônsul de Portugal do Brasil, Nuno Melo, o diretor executivo da Rio 2016, Sidnei Rebelo, os desembargadores Miguel Pacha, do Tribunal de Justiça, Abel Gomes e José da Fonseca Martins, do Tribunal Regional Federal, os deputados Domingos Brazão, Chiquinho da Mangueira, Dica, Carlos Roberto Osório, e o vereador Marcelo Queiroz também marcaram presença.

Também foram convidados o governador Luiz Fernando Pezão, que não foi mas mandou um representante. O senador Romário não apareceu porque estava em uma sessão na Câmara Federal, em Brasília. O presidente da CBF, José Maria Marin, o vice-presidente Marco Polo del Nero, não foram ao evento porque estavam acompanhando o sorteio de grupos da Libertadores, realizado no Paraguai.

O evento teve um clima bastante tranquilo. Muitos dos conselheiros levaram suas respectivas esposas e filhos, o que deixou o local com muitas crianças. Os hinos de Brasil e Portugal, além do hino vascaíno, foram executados.

Principal figura do poder público no evento, o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, teve seu lugar cativo na mesa que presidia a reunião, ao lado de seu secretário-executivo da pasta Luis Fernandes, que agora é presidente do Conselho Deliberativo cruzmaltino.

Chamado de "palmeirense-vascaíno", ele falou ao microfone, se disse amigo de Eurico, enalteceu a rica história do Vasco, detalhando episódios importantes de cunho social do clube, e enfatizou sua felicidade com o acontecimento.

"Quero mais uma vez, agora publicamente, confessar que foi uma das grandes alegrias que tive este ano ver a sua eleição para a presidência dessa gloriosa e grande instituição do futebol brasileiro", disse Rebelo em um dos trechos de seu discurso.

Na cerimônia também foram nomeados os 16 vice-presidentes que iniciam o mandato a partir desta quarta-feira. O último a ser escolhido foi o de finanças. Após dois conselheiros terem negado, Marcos Pereira de Carvalho, que também é vice do Conselho de Beneméritos, foi nomeado para o cargo.

Foram definidos ainda os assessores especiais da presidência. Ricardo Pereira Vasconcellos, João Carlos Nóbrega de Almeida e Carlos Alberto Valadares Pereira foram os nomeados para o cargo.

Em seu discurso, Eurico Miranda voltou a falar em resgatar o respeito interno e externo e a credibilidade do clube, com o pagamento de dívidas. O novo presidente se emocionou ao falar da família e disse que quer deixar o Vasco pronto para os netos, que estão presentes no evento. O mandantário afirmou ainda que a gestão estaria aberta a todos, referindo-se a imprensa. Por fim, ele disse que o Cruz-Maltino voltava a ser grande a partir desta terça-feira: "o Vasco volta a ser entender como grande a partir de agora".

Da Redação do Portal Vermelho, com agências