Comissão de Cultura comemora o Dia Nacional do Samba

Para celebrar o Dia Nacional do Samba, a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realizará, nesta terça-feira (2), às 15 horas, mais uma edição dos “Manifestos Culturais”. O evento contará com a presença do Grupo Heróis do Botequim, de Goiânia (GO), Caçula do Pandeiro, de Cuiabá (MT), de parlamentares e da comunidade.

O samba Releitura Carybé. - Bernadeth Rochar/ Reprodução Internet

O manifesto será realizado também em defesa da aprovação de projetos que buscam mais recursos para a cultura brasileira, como a PEC da Cultura. Outro projeto importante é o Procultura que democratiza recursos para o setor, cria o Fundo Nacional de Cultura e facilita o acesso dos pequenos produtores culturais.

Comemorado no dia 2 de dezembro, o Dia Nacional do Samba teve como inspiração Ary Barroso, compositor de “Aquarela do Brasil”. O músico teria feito uma letra que exaltava a Bahia, sem nunca ter visitado nenhuma cidade baiana. Mas na primeira vez que ele pisou em Salvador, em 2 de dezembro de 1940, o vereador baiano Luís Monteiro da Costa aprovou uma lei que declarava que aquele seria o “Dia Nacional do Samba”, numa forma de homenagear o compositor.

A música que originou a homenagem a Barroso foi ”Na Baixa do Sapateiro”, de 1938. Em 1963 foi instituído o Dia Nacional do Samba pelo governo brasileiro.

Serviço
Manifesto Cultural – Dia do Samba
Data/Horário: 02 de dezembro, às 15 horas
Local: Hall da Taquigrafia da Câmara dos Deputados

Fonte: Comissão de Cultura