RN: Comitê Estadual faz balanço eleitoral e traça ações partidárias

Com o objetivo de realizar um balanço sobre a disputa eleitoral deste ano e traçar orientações da situação partidária para o novo período que se avizinha, o Comitê Estadual do PCdoB no Rio Grande do Norte realizou uma reunião ampliada neste sábado (29), quando discutiu a proposta de resolução política.


 
O encontro contou com a presença do membro do Comitê Central, Carlos Augusto (Patinhas), do presidente estadual do PCdoB/RN, Antenor Roberto, do vice-governador eleito, Fábio Dantas (PCdoB), da deputada estadual do Partido, Cristiane Dantas, do primeiro suplente ao Senado, Theodorico Bezerra, do secretário estadual de Organização, Carlos Albérico, além dos membros do Comitê Estadual, dirigentes municipais e parlamentares.

O objetivo foi fazer uma avaliação do quadro político-eleitoral, com a reeleição da presidenta Dilma Rousseff e a vitória histórica de Robinson Faria (PSD) e Fábio Dantas (PCdoB) para o governo do estado, e Fátima Bezerra (PT) para o Senado, e definir ações partidárias que garantam o fortalecimento político, ideológico e orgânico do PCdoB. A reunião do Comitê Estadual do PCdoB analisou, ainda, o resultado eleitoral da legenda comunista, na qual se destaca a eleição da primeira deputada estadual do Partido, Cristiane Dantas.

O Partido, uma das forças protagonistas do novo ciclo político que se abre no estado, buscará atualizar a proposta para intervenção política nas mudanças democráticas e sociais que o Rio Grande do Norte precisa, apontando caminhos que o fortaleça no curso das batalhas futuras.

A expectativa é de que o comitê estadual da sigla consiga debater e construir um Projeto Político mais ousado e de maior afirmação partidária, com uma agenda de estruturação, empenhando esforços nos movimentos sociais, em torno da unidade e luta dos trabalhadores, da juventude, das mulheres e todos os fóruns sociais, como fator de fortalecimento partidário.

Avaliação do quadro nacional

Na abertura do Encontro, o dirigente nacional do PCdoB, Patinhas, ressaltou a campanha vitoriosa do Partido no estado, com a vitória histórica de Robinson Faria (PSD) e Fábio Dantas para o governo, e da deputada estadual Cristiane Dantas, a primeira mulher comunista eleita para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
 

Ao fazer uma exposição sobre a conjuntura nacional, Patinhas enfatizou a dimensão histórica da vitória de Dilma para o Brasil e para a América Latina, e destacou o papel estratégico do PCdoB na garantia da reeleição da presidente Dilma.

O dirigente comunista levantou aspectos peculiares do embate político nacional, destacando a ação coordenada contra a Dilma que durante os últimos quatro anos buscou desconstruir seu governo. Para Patinhas, faz-se urgente “barrar esta cruzada conservadora, do retrocesso”.

Na avaliação de Patinhas, o enfrentamento a candidaturas oposicionistas agressivas, reacionárias e preconceituosas, traz como saldo o “fortalecimento da liderança da Dilma, da sua autoridade. Foi um embate duro, mas a campanha de Dilma venceu porque expressou uma mensagem clara de defesa dos bancos públicos, de controle da inflação sem comprometer as conquistas sociais, o emprego, os salários e os programas sociais”.

A demarcação nítida de dois campos, enfatizou o dirigente, propiciou que a militância criasse uma sinergia com as ideias mobilizadoras da campanha de Dilma, correspondentes aos anseios do povo brasileiro, sendo determinante para a conquista da vitória eleitoral.

Resultados eleitorais

Sobre os resultados eleitorais alcançados pelo PCdoB, Patinhas consignou como ponto mais alto a eleição de Flávio Dino no Maranhão, o primeiro governador eleito pelo Partido, bem como do vice-governador no Rio Grande do Norte, Fábio Dantas. Apontou, ainda, o crescimento alcançado nas disputas estaduais, com a eleição de 25 deputados estaduais em 16 estados.

Contudo, registrou o revés na eleição para o Senado, quando o Partido não conseguiu eleger a candidatura mais viável, a de Perpétua Almeida, no Acre, e o refluxo acentuado de quase 1/3 na votação do Partido para a Câmara dos Deputados, reduzindo o número de eleitos de 15 para 10.

Desafios
 

Patinhas destacou o exame feito pelo Comitê Central do PCdoB em sua última reunião, entre os dias 14 e 16 de novembro, quando aprovou uma resolução política com um balanço do processo eleitoral que deu a vitória à presidenta Dilma Rousseff e as novas perspectivas deste resultado.

O dirigente se debruçou sobre a decisão do PCdoB, que participou ativamente dessa jornada vitoriosa, em reafirmar o engajamento pelo êxito do novo governo Dilma Rousseff, destacando como tarefas imediatas: a formação da base de sustentação política do novo governo, a retomada do crescimento econômico e a realização das reformas estruturais democráticas impulsionadas pela mobilização do povo.

Encerrando sua intervenção, o dirigente comunista falou sobre a necessidade em reforçar a identidade do Partido e suas linhas de construção, que passa pelo reposicionamento do Partido nos estados, pela luta em alcançar êxito no governo, pela afirmação da legenda nacionalmente, pelo fortalecimento da estrutura partidária, pelo aprimoramento da comunicação com a sociedade e pela persistência na linha de abertura de novas lideranças comprometidas com o nosso projeto.

Rio Grande do Norte

Presente ao encontro, o vice-governador eleito, Fábio Dantas, fez uma avaliação da campanha e o papel protagonista da militância das forças progressistas do estado. Com a responsabilidade de coordenar a equipe de transição do governo, Fábio apontou os desafios e perspectivas para os próximos anos, e a responsabilidade em dar respostas aos anseios da população norte-rio-grandense.
 

Para Fábio, a campanha que realizou ao lado de Robinson e Fátima Bezerra foi instrumento da vontade do povo, que mostrou a insatisfação com uma candidatura que acreditava ter a tutela do estado, e cria um ambiente favorável à mudança. “Precisamos ter boas ideias e transformá-las em melhoria da qualidade de vida do povo”, ressaltou.

A primeira mulher comunista eleita para a Assembleia Legislativa do estado, Cristiane Dantas, enfatizou a importância da participação feminina na política e disse estar muito feliz com a votação recebida, ressaltando a votação que o PCdoB recebeu na sua legenda.
 

Eleita com uma expressiva votação, afirmou que sua candidatura procurou encarnar o anseio de renovação existente nesta eleição articulado com a necessidade de se aprofundar as mudanças no país.

Cristiane fez uma campanha alegre e conquistou a empatia com o eleitorado graças à firmeza na defesa de políticas públicas eficientes para o esporte, os jovens e as mulheres.

Resolução política estadual

O presidente estadual do PCdoB, Antenor Roberto, fez a leitura da proposta de resolução política do comitê estadual, abrindo os debates para o pleno do Partido.
 

O dirigente fez uma breve análise do quadro político no âmbito estadual e ressaltou o significado histórico da eleição de Robinson Faria e Fábio Dantas, em segundo turno, para o governo do Rio Grande do Norte, precedida que foi da eleição de Fátima Bezerra (PT) para o Senado da República. Tanto por somar para acumular, no plano nacional, em favor da manutenção do ciclo progressista com Dilma Rousseff reeleita para a Presidência da República como, no plano local, por decretar a maior derrota política das oligarquias mais tradicionais desde a redemocratização do país.

Apoiada na sua militância, que foi protagonista nestas eleições, o dirigente concluiu que a vitória, no plano estadual, deveu-se a um conjunto de fatores, desde a unidade em torno do projeto nacional de reeleição da presidenta Dilma, seguida da ousadia das candidaturas da deputada Fátima Bezerra (PT) para o Senado e de Robinson Faria e Fábio Dantas para o governo.

Para o presidente estadual do Partido, a coligação acertou na escolha do deputado estadual Fábio Dantas como vice-governador, “que se destacou ao longo de toda a campanha como uma liderança aglutinadora e mediadora de apoios ao projeto estadual mudancista”. Enfatizou, ainda, o papel determinante de Theodorico Neto, segundo suplente para o Senado, em manter a perspectiva de segunda suplência na Assembleia Legislativa do estado.

O dirigente ressaltou, ainda, a importância da manutenção de um mandato na Assembleia Legislativa, com a eleição da primeira mulher comunista, Cristiane Dantas, bem como a eleição do primeiro e quarto suplentes, George Câmara e Nilson Viana, respectivamente.

“É comemorando vitórias desta magnitude que fazemos um balanço que nos unifique para as novas batalhas em curso, notadamente, lutar pelo êxito dos governos que concorremos de forma destemida para eleger, conscientes de que não haverá reconhecimento de aliado político sem que cuidemos diuturnamente de dar conta de reforçar nossa identidade e cuidar mais e melhor das linhas de construção do nosso Partido, quer no campo da ação institucional de governos; no protagonismo nos movimentos sociais, em sentido amplo; e, também, não subestimar a luta de ideias na atual quadra da luta de classes”, concluiu o dirigente com a leitura da resolução.

Resultados no RN
 

Após ampla discussão, o secretário estadual de Organização, Carlos Albérico, apresentou um exame do desempenho partidário nas eleições de 2014, com base em planilhas elaboradas com os resultados eleitorais do PCdoB no estado desde o ano de 2000, correlacionando com o desafio proposto no 13º Congresso que definiu o projeto eleitoral para a quarta vitória popular à Presidência da República, juntamente com a ação política de massas como foco de sua atividade para 2014.

Filiações

Durante o Encontro, o Partido, que tem sua história atrelada às lutas políticas e sociais da classe trabalhadora do estado, recebeu novas filiações de trabalhadores e da juventude.
 

Apresentação cultural

A reunião do Comitê Estadual contou, ainda, com a apresentação da Escola de Samba Imperatriz Alecrinense.
 

De Natal, Jana Sá