Fórum discutirá inclusão socioeconômica de pessoas com deficiência

Considerando o atual cenário e a necessidade de transformação cultural da sociedade, o “V Fórum de Deficiência e Acessibilidade – Para conquistar a igualdade é preciso fazer a diferença”, discute a aceleração do processo de inclusão socioeconômica de pessoas com deficiência. O evento acontece nesta terça-feira (02/12), no Waldir Diogo de Siqueira, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

De acordo com o Censo IBGE/2012, no Brasil, cerca de 45 milhões de pessoas declaram possuir algum tipo de deficiência. Segundo a organização do Fórum, essa população quer ser incluída na sociedade, como sujeitos de plenos direitos e deveres que são, quer ser ouvida, respeitada como cidadãos, quer conviver, participar e não apenas ser tolerada.

Aplicação de leis

Outro objetivo do Fórum é conscientizar através de ações relevantes e transformadoras, pois o hábito de infringir leis que não resultam em punição efetiva, faz com tais leis pareçam inexistir, quando, na verdade, elas são atuais, sérias, mas, por não fazerem parte da cultura e do cotidiano, perdem parte de sua eficiência e, ao serem ignoradas, causam profundos transtornos aos cidadãos especiais.

Saiba mais

Com entrada franca, o fórum será realizado no dia 02 de dezembro, antecedendo assim o dia 03 de dezembro, considerado desde 1998 pela ONU o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. O auditório Waldir Diogo de Siqueira abrigará as palestras e depoimentos com início às 08h. E na Esplanada da FIEC, será realizado o coquetel de encerramento que terá inicio, a partir das 18h e contará com shows de vários artistas, dentre os quais destacamos a participação do músico David Valente.

Participarão como palestrantes o médico Dr. Beny Schmidt que é Profº Adjunto do Departamento de Anatomia Patológica e Chefe do Laboratório de Patologia neuromusculardo Setor da Disciplina de Neurologia UNIFESP – EPM, que falará sobre “Presente, passado e futuro da patologia muscular”, já o médico da rede Sarah Miroval Leo Andrade Galvão, abordará “Reabilitação e lesão medular”. Também palestrarão no evento o médico cearense Weiber Xavier, o promotor de justiça Hugo Porto Neto, além dos depoimentos das suas experiências pessoais de Cláudia Carvalho, Fátima Braga e Emerson Damasceno.

Serviço

V Fórum de Deficiência e Acessibilidade – Para conquistar a igualdade é preciso fazer a diferença

Data: 02 de dezembro de 2014
Horário: das 08h às 20h.

Almoço e intervalos livres.
Coquetel às 18 horas.

Local: FIEC – Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Av. Barão de Studart, 1980 – Aldeota)

Fonte; Agência da Boa Notícia