Petroleiros: Desvios na Petrobras apontam urgência da reforma política

Em entrevista à Rádio Brasil Atual, nesta quarta-feira (26), o secretário de relações internacionais da Federação Única dos Petroleiros (FUP), João Antônio de Moraes, disse que as investigações sobre as denúncias de corrupção na Petrobras apontam para uma dualidade, mas que também realça a necessidade de o país promover uma reforma política urgente.

Federação Única dos Petroleiros (FUP). Foto: Divulgação

"Se, por um lado é positiva a perspectiva de punição de eventuais culpados por desvios que remontam à época da ditadura civil-militar inaugurada com o golpe de 1964, por outro lado, setores da mídia e grupos privados favoráveis à privatização, se aproveitam do momento para tentar "destruir" a Petrobras e entregar o pré-sal aos interesses internacionais, em vez de corrigir os problemas apontados", disse o sindicalista.

Leia também
UNE: Nexo entre empreiteiras e corrupção fortalece reforma política
CNBB: Reforma política é urgência inadiável

Moraes lembrou que a estatal tem hoje cerca de 90 mil trabalhadores e que levaram o país, dentre outras coisas, às reservas do pré-sal, que já correspondem a mais de 25% do petróleo consumido internamente, e apontam para formidáveis patamares de produção em um futuro próximo.

“A Petrobras hoje é responsável por mais de 11% do PIB, em um grande número de obras que movimenta todo o país. Aqueles que se aproveitam do atual momento para paralisar a Petrobras estarão prestando um desserviço ao Brasil. Entregar o pré-sal aos interesses privados internacionais é absolutamente temerário”, afirmou.

O dirigente da FUP disse também que os casos de corrupção envolvendo agentes públicos e grandes empreiteiras trazem à tona a necessidade de uma reforma política profunda: “É preciso, sim, aproveitarmos o atual momento para defendermos a reforma política com financiamento público e igualitário de campanha. Por mais que se apure e se punam os culpados, se não fizermos a reforma política, mudam-se os corruptos, mas a corrupção continua”.

Fonte: Rede Brasil Atual